Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Vai tomar banho"

O brasileiro é mundialmente conhecido pelos banhos diários. Isso porque o banho de todo dia não é uma prática mundial e de todas as culturas. Porém, pouca gente sabe de onde vem esse costume.

O banho de todo dia é uma das heranças indígenas na cultura brasileira. Quando colonizadores chegaram no Brasil, ficaram admirados com a formosura e limpeza dos nativos da terra onde canta o sabiá. Dizem que alguns índios tomavam até 10 banhos por dia. Aos poucos, colonos portugueses adotaram a prática do banho nosso de cada dia. Então, o Brasil se tornou uma nação onde se toma de 1 a 2 banhos diários. Haja sabonete.

"A nível de" limpeza espiritual, esquecemos muitas vezes a importância do "banho confessional". Com a correria do dia-a-dia, os conflitos mal resolvidos, as palavras tortas e os pensamentos desalinhados somam pecados à lista de itens a serem confessados e tratados.

Nem todo mundo toma o tempo necessário para o "banho confessional". Estamos esquecendo que a limpeza do coração garante a formosura do caráter. Deixe-me fazer algumas perguntas para ajudá-lo a entender o que digo com "banho confessional". Quando foi a última vez que você parou para reavaliar a qualidade de seus relacionamentos, discursos e pensamentos? Quando foi que tomou o tempo para reconhecer diante do Santo Deus que suas ações, palavras e pensamentos não estavam de acordo com os imperativos bíblicos? Quando foi a última vez que tomou a atitude de procurar alguém para restaurar um relacionamento como fruto de genuíno arrependimento? Quando foi a última vez que pensou e se esforçou para substituir palavras que destroem por palavras que transformam? Aliás, você está ocupando sua mente com aquilo que é verdadeiro e de valor?

Não estou falando do "chororo" de lágrimas de crocodilo, mas de um processo caracterizado pela mudança de mente, possível somente pelo poder do Espírito Santo através de Sua Palavra.

Pense nisso. "E vai tomar banho!"

"A nível de"

Nenhum comentário:

Postar um comentário