Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Exercício da Liberdade Cristã (Parte 2/4)

O primeiro princípio da liberdade cristã nos ensinou que aquilo que a Palavra de Deus aponta como pecado não deve ser praticado por aqueles que confessam Jesus como Salvador. De acordo com os textos de ontem (e muitos outros), sabemos que aqueles que morreram para o pecado foram também comprados para viver uma vida diferente. Por isso, não ofenda a natureza santa de Deus.

Hoje, seguimos construindo uma perspectiva bíblica de nossa liberdade:

PRINCÍPIO #2) Você tem a liberdade de praticar o que os absolutos de Deus não proíbem.

Preste bastante atenção! O que o princípio #2 NÃO ensina é tão importante quanto o que ele ensina. O princípio #2 garante a liberdade de praticar o que os absolutos contidos na Palavra de Deus não proíbem, mas não desculpa a violação de absolutos de Deus que você não conhece! Em outras palavras, o quanto você desconhece dos princípios absolutos de Deus não diminui a “lista” das ordens divinas que estão debaixo de sua responsabilidade de obedecer.

Deixe-me mostrar um exemplo de como Jesus lidou com uma situação parecida.

Um grupo conhecido como saduceus desafiou Jesus com relação a um dos ensinamentos da Palavra de Deus. Na discussão, Jesus não só corrigiu conclusões equivocadas como também ensinou que a ignorância sobre o que diz a Bíblia (as Escrituras) não tira a responsabilidade de obedecê-la:

Jesus respondeu: Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mateus 22.29)

Com isso em mente, entendemos melhor o segundo princípio da liberdade cristã: você pode fazer tudo o que a Bíblia não proíbe, mas não se iluda, ignorância não é desculpa. É nossa responsabilidade crescer no conhecimento da Palavra de Deus a fim de exercer de forma santa nossa liberdade em Cristo. Munidos do conhecimento da Palavra de Deus, crescemos em liberdade, não em libertinagem.

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.” (Gálatas 5.13)

Para reflexão:

Você é capaz de associar o que faz com princípios bíblicos?

Você tem certeza que o que faz não viola em nada a Palavra de Deus?

Você avalia decisões de outras pessoas por meio da Palavra de Deus ou baseado em suas preferências ditas religiosas?

“A nível de”

Um comentário:

  1. Sacha,
    excelentes observações! Com certeza, isso afeta a interação "a nível de" igreja local.
    Abração!

    ResponderExcluir