Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bad Boy

[série baseada em Provérbios 1-9]

Ele gosta de uma briga. Quando abre a boca é para maltratar e oprimir. Ainda quando criança, suas práticas são chamadas de “bullying”, um problema assumido nas escolas de hoje e sempre presente nos colégios de então. Quando adulto, pode ser conhecido como um cara de sucesso e determinado, mas é oco por dentro e dono de um castelo de areia. Ele é o “bad boy”. Provérbios 6.12-15 descreve quem é esse sujeito, suas atividades e também seu destino. Por essa passagem somos alertados contra ele e exortados para não sermos tolos como ele. Observe:

v.12a – “O perverso não tem caráter [...]” O “bad boy” que descrevemos é chamado no livro de Provérbios de homem perverso. Ele não tem caráter e por isso é pior que a pessoa sem valor algum. O que torna a situação mais triste é que aos seus olhos, o “bad boy” é o cara! Ele é ignorante quanto ao seu pecado e quanto à real opinião das pessoas a seu respeito. Acha que é respeitado, mas na verdade é temido. Sem autoridade, mas cheio de autoritarismo. É triste...

V.12b – “[...]Anda de um lado para o outro dizendo coisas maldosas.” O “bad boy” exerce seu autoritarismo por meio de palavras. Constantemente, profere palavras maldosas por onde anda. O discurso é sempre no mesmo tom agressivo. Vence pelo oportunismo e nunca pela verdade. Ganha pela força e não pela liderança. Em outras passagens das Escrituras, ele é conhecido como o “homem de Belial” (2 Coríntios 6.15 e Deuteronômio 13.13-14). Homem perverso, que abusa seu poder – e posição – para prejudicar e até mesmo “matar” aqueles que adoram a Deus. E que poder é esse? PERSUASÃO. De toda forma e de todo jeito, suas palavras maldosas persuadem. Vezes pela aspereza, outras pela sutileza. Portanto, o “bad boy” pode não ser o mais forte fisicamente, mas é muito persuasivo. Pode ser pela força, ou pela palavra. Cuidado!

Vv. 13-14 – “pisca o olho, arrasta os pés e faz sinais com os dedos; tem no coração o propósito de enganar; planeja sempre o mal e semeia discórdia.” Sua piscada de olho e sinais com os pés e mãos revelam seu coração, cujo propósito é enganar. Está sempre planejando o mal contra o próximo semeando discórdia. O “bad boy” gosta do caos e sabe tirar benefício dele. Seu padrão é sempre o mesmo: perversidade no coração, maldade nos pensamentos, e semear discórdia – CORAÇÃO, PENSAMENTOS e AÇÕES.

V. 15 – “Por isso a desgraça se abaterá repentinamente sobre ele; de um golpe será destruído, irremediavelmente.” Mas ele terá um triste fim. Por causa de sua insensatez e pecado, a desgraça irá abatê-lo repentinamente. Será destruído irremediavelmente. Sua fama de poderoso irá se mostrar frágil diante das conseqüências que o aguardam.

“Bad boy”, não se engane! O teu pecado virá te buscar, e quando ele vier, não terá misericórdia. Arrependa-se hoje e faça o bem! Seja sábio, alicerçado em Cristo Jesus, que morreu e ressuscitou para dar-lhe um novo coração, para a glória de Deus.

“A nível de”

9 comentários:

  1. Bom dia Irmão!

    Todos nós temos um pouco do "Bad Boy" em nossos corações. Ele geralmetne aparece quando estamos "por cima da carne seca". Esse estudo foi ótimo, eu particularmente precisava deste "puxão de orelha"....

    Muito Obrigado!

    De seu irmão em cristo, lutando contra seu Bad Boy interior.

    ResponderExcluir
  2. Aeeeee....voltou!!!!!
    Fiquei feliz que o blog voltou a ativa...graças a Deus por isso!!!!
    Que Deus continue a te usar para nos ajudar a meditar e entender melhor a Palavra Dele!!!!

    Cuña

    ResponderExcluir
  3. Boa Sacha! Feliz pelo retorno do blog... Vamos trocando figurinhas (dessa vez não literalmente). Usando as ferramentas da internet para a difundir a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. uhuu.. que bom que voltou. Graças a Deus por isso!! (2)

    ResponderExcluir
  5. Valeu Sacha! Muito legal esse blog! Excelente retorno! Pois é... Parece que hoje em dia tem muito badboy por aí. E não sei se estou certo, mas não tem alguns que tentam disfarçar, os também conhecidos como mascarados?

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pessoal pelo incentivo geral. Sim, temos todos que crescer e como bem disse no primeiro comentário: cuidar com o bad boy interior e os "mascarados"!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  7. Interessante esse texto "a nível de" estudo, pois nessa semana li e escrevi sobre outro que olha para o mesmo problema:

    http://conhecaaredencao.blogspot.com/2010/09/o-retrato-do-impio.html

    Um abração

    Thomas

    ResponderExcluir
  8. http://www.letras.com.br/gloria-estefan/bad-boy

    Segue um som para lembrarmos.

    Sacha to aqui pra colaborar rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Li por ultimo esse texto que foi o seu retorno.
    mas iuuuuuuupi por que voltou a escrever , para mim é precisoso e delicioso.
    Abraços
    ligia
    Senhor meu DEUS , amapara , cuida e protege do Sacha ,porque ele é muito importante para nós, conceda a ele o desejo de sempre nos ensinar a sua palavra , com clareza e discernimento ,com temor e amor no SENHOR
    Em nome de Jesus
    amém

    ResponderExcluir