Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Exercício da Liberdade Cristã (Parte 1/4)*

Se você já enfrentou situações em que teve dúvidas se o que iria fazer era certo ou não, essa série é para você. A Bíblia tem princípios que nos instrui para tomar decisões que agradam a Deus.

Se você nunca passou por situações em que sua liberdade de decisão foi alvo de reflexão (e até mesmo de questionamento), essa série também é para você. Talvez seja a hora de refletir que a verdadeira liberdade em Cristo apresenta limites claros, cabe a nós repeitá-los. Se esse conflito não existe, talvez você nunca foi desafiado em sua maneira errada de pensar.

Seja como for, creio que todos nós concordamos que para cada geração, cultura, região, família e para cada pessoa, existem limites e padrões de liberdade que nem sempre são objetivos. Isso faz com que a avaliação do certo ou errado sofra de um subjetivismo crônico, gerando conflitos e discordâncias entre pessoas. Mais uma vez, é preciso olhar para a Palavra de Deus para encontrar princípios que norteiam nossa liberdade, promovendo a glória de Deus através de nossa unidade. Com isso em mente, iniciamos nossa mini-série sobre o exercício da liberdade cristã:

PRINCÍPIO #1) Não ofenda a natureza santa de Deus.

“O que estou prestes a fazer ofende a natureza santa de Deus?” O que a Bíblia condena como pecado é fora dos limites dados por Deus no exercício de nossa liberdade. Aqueles que confessam o nome de Cristo como Salvador foram comprados pelo precioso sangue de Jesus para viver como escravos do bem, e não do mal.

Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Romanos 6.11)

E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Coríntios 5.15)

Dentro do contexto de nossa união com Cristo, somos chamados a viver para Deus. As implicações disso para uma vida de santidade são simples, mas profundas. Tudo o que ofende a natureza santa de Deus é fora dos limites da verdadeira liberdade em Cristo. Somos livres para decidir fazer o certo e viver para Deus.

Portanto, considere os exemplos abaixo. O que você está prestes a fazer ofende a natureza de Deus...

...pela imoralidade sexual? (1 Co 6.9)

...porque é roubo? (1 Co 6.10; Ef 4.28)

...porque é mentira? (Ef 4.25)

...porque é fruto de rebeldia às autoridades? (Ro 13.1-7; Ef 6.1)

E a lista continua, refletindo que tudo aquilo que ofende a natureza santa de Deus está fora dos limites de nossa liberdade.

Pense nisso. A semana está começando e a probabilidade de você enfrentar uma decisão entre o certo e o errado é grande. O que você vai escolher? Lembre-se, não ofenda a natureza santa de Deus.

“A nível de”

Notas de Rodapé:

*Essa primeira série do blog está dividida em quatro posts. Cada um aborda um princípio para direcionar a tomada de decisões que envolvem o exercício da liberdade cristã. Lembre-se, a Bíblia nos instrui a construir uma mentalidade capaz de minimizar as áreas cinzentas da vida.

2 comentários:

  1. Fala Sacha! Cara, muito bom voltar a ler e a aprender com você! Seus assuntos são bastante atuais e práticos! E tem me feito pensar bastante!
    valeu! continue nos desafiando assim! não vou falar que vc é o cara pra não encher o seu tanquinho... eh eh
    abração
    Lauro

    ResponderExcluir