Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Respostas para Maria 1 ("as 4 Marias e os seus princípios")

Agradeço a todos que participaram e mandaram suas contribuições para as perguntas da Maria 1. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma das situações e enteder como os “absolutos” mandamentos de Deus (o princípio #1 do exercício da liberdade cristã) podem ajudar Maria em suas (in)decisões.

Situação #1) Maria está com dúvidas em como deve reagir com relação às mentiras no trabalho. Bom, você pode até pensar que essas são situações pequenas e que existem dificuldades maiores, etc. Eu concordo. Mas a verdade é que se Maria é incapaz de fazer o certo nessa “pequena” situação, já sabemos qual será sua reação nas “grandes” dificuldades. O que irá motivá-la a fazer o certo não é o tamanho da situação nem a gravidade das conseqüências. Para o cristão, existe uma motivação maior, que é ligada ao seu propósito de vida. É aqui que separamos meros comportamentos cristãos de genuínas manifestações de transformação de coração. Os dois podem parecer quase idênticos, mas a motivação do coração transformado é outra e duradoura.

[já conheceu alguém cuja caminhada com Deus parece uma corrida na montanha russa? Motivações... motivações...]

Observe Efésios 4:1 e 17: “1. Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.[...]17. Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.” Esses versículos enfatizam uma transição na carta de Paulo aos Efésios. O apóstolo está falando da realidade que caracteriza a Igreja de Cristo (verdadeiramente supernatural). E é baseado nessa realidade que os cristãos são chamados para viver diferente. A partir daí, Paulo esclarece e dá detalhes práticos do que significa uma vida nova. Note então o versículo 25 do mesmo capítulo, “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” Somos chamados para falar a verdade. Falamos a verdade porque somos filhos da verdade! O que Deus espera de Seus Filhos é diferente do nosso antigo modo de agir antes de Cristo (“...não vivam mais como os gentios...”). Mentira não caracteriza a vida nova que Paulo explicou e detalhou tão bem nos três primeiros capítulos de Efésios.

Em resumo, podemos ajudar a Maria a entender seu propósito maior na vida: agradar a Deus acima de todas as coisas. Também podemos encorajá-la, como bem observado pelo Artur em seu comentário, que Deus honra a obediência. Note, isso não significa que Deus promete todos os seus desejos materiais se você obedecê-lO. Mas isso significa que Deus não desampara Seus filhos e irá prover tudo o que eles necessariamente precisam. Na prática, as soluções podem variar. Elas podem ser traduzidas em um pedido de demissão ou uma conversa honesta com seu chefe. As conseqüências ficam nas mãos de Deus, que tudo sabe. Nesse lado dos céus, cabe a nós apenas falar a verdade!

Situação #2)Todo mundo faz!!! Qual o problema? Nós nos amamos!!!” Agora, Maria encontra a pressão do namorado. O rapaz está abrasado e louco para fazer sexo com ela. Bom, não é que ela não o ama e não compartilha dos mesmos desejos, mas de novo voltamos à nova identidade da Maria e o que Deus ensina sobre o sexo.

Deus criou o sexo e abençoou a união do homem e mulher (Genesis 1.28)! Está surpreso(a)? Por alguma razão perdida na história do cristianismo, pessoas associaram qualquer manifestação sexual com o pecado e como algo sujo. Isso não é verdade. Porém, o que muita gente se engana é onde o sexo encontra seu lugar. No matrimônio!!! No Casamento!!! Na união entre marido e esposa!!! Sexo dentro do casamento não é apenas um valor moral social ou garantia de saúde contra DSTs. Sexo dentro do casamento é reconhecimento de que Deus existe. Deixe-me mostrar meu ponto com essa passagem bíblica que está dentro do contexto da imoralidade sexual (confira lá depois...):

“3. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 4. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, 5. não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. 6. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. 7. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 8. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.(1 Tessalonicenses 4.3-8)

Em outras palavras, a imoralidade sexual é uma vida de ateísmo prático. É viver rejeitando a Deus! Esse é o ponta-pé inicial para estabelecer os absolutos de Deus para Maria. Passo a passo, Maria e seu namorado precisam entender o propósito do sexo e como agradar a Deus como namorados (não casados ainda).

Essas são algumas das respostas que podemos dar para a Maria 1. Mas e você? O que caracteriza seu andar com Deus? Uma vida de mentiras e de “satisfação” sexual fora do casamento não são marcas da identidade do cristão. O cristão foi comprado pelo sangue de Cristo para uma vida diferente! Nossa liberdade é limitada por nossa identidade. Fazemos o que fazemos porque somos o que somos! Somos filhos de Deus! Portanto, vivamos assim...

“A nível de”

Obs.: Amanhã, se Deus quiser, iniciamos a história da Maria 2, uma senhora de 62 anos que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário