Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Lágrimas de Crocodilo

Veja o que achei na internet (wikipédia sempre mão na roda): "a expressão popular derramar lágrimas de crocodilo, usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento, surgiu de um fato real que acontece com os crocodilos. Quando o animal come uma presa, ele a engole sem mastigar. Para isso, abre a mandíbula de tal forma que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem."

Você acha que alguém precisa chorar no processo de genuíno arrependimento? Será que o arrependimento está baseado na quantidade de lágrimas derramadas? Em outras palavras, será que "a nível de" arrependimento o choro é elemento fundamental?

Não quero sequer sugerir que o choro não poder fazer parte do processo de genuíno arrependimento, mas acredito que as lágrimas não são a evidência principal do processo de mudança de mente. Dê uma olhada em duas passagens que falam sobre os frutos do arrependimento e do remorso.

ARREPENDIMENTO. "A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. Vejam o que a tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito." (2 Co 7.10)

REMORSO. "Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: 'Pequei, pois traí sangue inocente.' E eles retrucaram: 'Que nos importa? A responsabilidade é sua?' Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo e, saindo, foi e enforcou-se." (Mateus 27.3-5)

Note bem o contraste dos dois textos. No primeiro, o bom exemplo da igreja em Corinto. Os caras se arrependeram e a prova disso foi uma mudança de atitude. No segundo, o remorso de Judas. O cara ficou deprê, jogou as moedas no templo e resolveu fazer justiça com as próprias mãos (se enforcou).

Quais foram as evidências que demonstraram tristeza segundo o coração do Senhor? MUDANÇA DE MENTE, DE ATITUDE e até mesmo DE AFEIÇÃO. Isso é arrependimento. A presença de lágrimas é elemento secundário.

Não se engane e não se deixe enganar. Pode chorar, pode espernear e até mesmo soluçar. Mas se não mudou de mente e de atitude... é crocodilo.

"A nível de"

2 comentários:

  1. Muito boa palavra! Apenas lembro das lágrimas "a nível de" louvor. Muitos acreditam que o louvor genuíno é aquele que é feito com exageros sentimentais extremos, como choro. As lágrimas podem traduzir uma emoção gerada pelo que se canta, ao percebemos a nossa posição de pecadores e necessitados da graça e misericórdia de Deus, mas elas por si só não demonstram uma verdadeira adoração. Podem ocorre, ou não. Mas se ocorrerem, deve ser como consequência da meditação. Não são essenciais, mesmo porque Deus se agrada de um culto racional, pensado, não meramente emocional.

    ResponderExcluir
  2. Boa Palavra mesmo. O choro pode ser um desfarce para quem presencia como para o chorão. "A nível de" arrependimento, o Mestre em Lucas 15.17-19 mostra a atitude do filho que está perdido, 1. Cai em si (abre os olhos e vê a imundicie que vive), 2. Pequei (nota o pecado que cometeu), 3. Nao sou digno; trata-me como servo (humlhação).
    Arrependimento é mudança é NOVA MENTE. Isso ae Sacha.

    ResponderExcluir