Páginas

sábado, 14 de novembro de 2009

O que o apagão trouxe à luz

Na última terça-feira (10/11), o Brasil sofreu um apagão geral. Uma pane em algum lugar da rede de distribuição de energia elétrica deixou milhões de brasileiros no escuro por aproximadamente 5 horas. As causas ainda são de certa forma desconhecidas. Sabe-se lá quando o evento vai se repetir. Mas seja como for, o apagão trouxe à luz algumas verdades que não podem deixar de ser mencionadas e lembradas. Não estou falando da fragilidade do sistema energético brasileiro, da necessidade de ampliarmos redes de distribuição, etc, mas estou falando de eventos que sucederam poucos minutos depois do início do apagão.

Notícas de quase todos os lugares afetados pela falta de luz acusaram roubos, saques, vandalismo, etc. A falta de luz parece ter sido a oportunidade perfeita para a bandidagem geral. Polícia e até mesmo a Guarda Nacional ficaram em estado de alerta em diversos pontos do país.

Porém, o que muita gente ainda não entendeu é que não é a falta de luz elétrica que trouxe a criminalidade, mas sim a falta da Luz eterna.

Veja o que diz o Evangelho de João capítulo 3, versículos 19-21:

“19. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. 20. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. 21. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizada por intermédio de Deus.

A falta de luz elétrica permitiu que a criminalidade fosse temporariamente “escondida” dos olhos humanos, criando oportunidades para bandidos agirem. Afinal, ninguém estava vendo. Porém, a Luz eterna, que é Cristo Jesus, está sempre vendo. Sua luminosidade condena as obras das trevas e leva o homem a um ponto de decisão. A luz divina manifesta os intentos do coração humano, deixando-nos com apenas duas opções: abraçar a luz e a prática da justiça, ou abraçar as trevas e a prática da injustiça.

O apagão da última terça-feira trouxe à luz a constante necessidade do coração humano pela luz divina. Não se esqueça disso, a luz de Cristo transcende a ausência da luz elétrica e nos confronta com as trevas do coração e suas conseqüências eternas.

Cristo Jesus é a verdadeira solução para o apagão do coração. Você ascendeu a luz?

“A nível de”

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Eu estava no centro de São Paulo na hora do apagão... O medo se espalhou rapidamente. Esse texto fez "refletir" que a minha luz precisa brilhar mais e "refletir" o caráter do Senhor...
    Abraços e saudades! Bruno Valente

    ResponderExcluir