Páginas

domingo, 22 de novembro de 2009

E essa frase? Serve?

Você gosta de frases de efeito? Quase todo mundo tem uma ou mais frases de efeito no coração. São frases que marcaram sua vida em alguma momento especial ou de grande agonia. Talvez um amigo compartilhou com você uma frase de consolo. Ou você tenha lido em uma biografia uma oração de coragem. Ou ainda encontrou um trocadilho que te fez rir no parachoque de um caminhão. Bom, eu não sou diferente. Guardo algumas frases que me ajudaram a pensar em diversas ocasiões. Hoje, eu fui lembrado de uma delas e quero compartilhar com você. Preste atenção nessa daqui:

O teste para saber se você é servo está em como você reage quando é tratado como tal” (de um tal de Collier, eu acho)

Durante o dia, pensei um pouco sobre o que é ser servo. Todo mundo que se diz cristão e tem um entendimento mínimo da fé quer ser conhecido como servo. Jesus ensinou a importância do serviço em diversos momentos de seu ministério. Os apóstolos também enfatizaram a atitude de servo. Alguns demoraram para cair a ficha, mas depois de algumas lições variadas, finalmente entenderam que ser cristão é ser servo. No Reino de Deus, a grandeza é medida de forma diferente. O maior de todos é servo de todos.

Não foi Jesus o maior servo? Entre muitas passagens que mostram Jesus como Servo, leia essa:

Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10.45)

O cristão é chamado ao serviço. Mas onde quero chegar não é apenas convencê-lo disso, porque se você ainda não entendeu que como cristão é servo, seu problema é maior do que você pensa. Mas hoje estamos falando da reação diante do serviço. Quando alguém pede a você para servir na mais “baixa” das posições, como você reage? “Quem eu? Eu sou formado pela Universidade dos Caras e você quer que eu faça isso?” (leia isso com desdém) Talvez você não tenha problema em fazer algo que pareça pequeno, mas como você reage diante de coisas grandes ou até mesmo diante daquilo que não gosta muito? Você ainda serve com alegria? Ou será que a murmuração é sua reação no serviço? O teste não é a qualidade da tarefa, mas a reação do coração.

Deixa eu dar um exemplo. Atualmente, uma de minhas responsabilidades do estágio é manter a limpeza de um prédio aberto para a comunidade. Isso inclui tudo o que há dentro de um prédio com quadras esportivas, salas de reunião, piscina e banheiros! Sim, banheiros! Muitos deles. Já passei horas meditando na frase acima enquanto limpava privadas.

Mas, não estou sozinho. O prédio conta com a ajuda de muitos voluntários da igreja e comunidade. Num dia desses, eu estava limpando mictórios* com um universitário, um camarada muito legal. Entre limpezas e outras, agradeci a ajuda do rapaz, “Muito obrigado por ajudar a limpar banheiros, sei que isso não é uma das coisas mais agradáveis da vida”. Leia a resposta do camarada. “É eu sei, mas ir para a cruz também não era agradável, mas Ele foi por nós.” Moral da história, “Sacha, fique quieto, sorria e sirva com alegria.

Pessoal, um servo cristão serve com alegria no coração. O servo não escolhe atividades baseado tão somente em suas preferências. Muito menos, baseado no que pensa que merece. Ele serve porque é servo. A cruz de Cristo reinterpreta nossas oportunidades de serviço. Não existe oportunidade de serviço desagradável ou difícil demais quando entendemos o coração do Evangelho.

Agora pense, você está servindo? Se não, existem apenas duas opções para você: o Evangelho ou uma vassourada na cabeça! “A nível de” cristianismo, cabe a nós apenas arregaçar as mangas e servir ao nosso Salvador. Pense nisso.

Nota de rodapé:

*Moças, mictório é uma privada especial para rapazes. Se um dia você entrar num banheiro masculino, não se esqueça, aquilo é a privada dos meninos e não um bebedouro ou pia extra.

3 comentários:

  1. Ao ler sua postagem,percebo claramente que não sou nada de nada, pois sirvo sim,mas sempre naquilo que me dá um certo prazer...Não sei como seria para mim ter que manter a limpeza de banheiros masculinos...ai ui ai ai...
    Obrigada irmão por me fazer refletir "a nivél de" HUMILDADE e MANSIDÂO.
    DEUS esteja em seu pensamento a todo instante.
    abraço
    ligia

    ResponderExcluir
  2. nao gostei do testo para pesquisa tem que ser mais real

    ResponderExcluir
  3. Oi Anônimo... obrigado por sua visita e sincera opinião.
    O que você acha que poderia tornar o texto mais real?
    Abraço,

    ResponderExcluir