Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Respostas para Maria 2 ("as 4 Marias e seus princípios")

Maria 2, princípio #2 e a seqüência lógica dos posts apontam para onde quero chegar com essa história: “Maria 2, pare de condenar o que a Bíblia não proíbe.” No entanto, acredito que há grande valor em pensarmos juntos nesse caso. Vamos listar algumas idéias para equilibrarmos o princípio #2 com o princípio #4, respectivamente, “Você tem a liberdade de praticar o que os absolutos de Deus não proíbem” e “não ofenda a consciência de outra pessoa”.

Portanto, vamos estabelecer que Maria 2 vive amargurada por não entender como o princípio #2 funciona. Sim, ela passou por muita dor nos últimos meses, mas nada disso justifica sua atitude condenatória para com as jovens da igreja. E, note bem! De acordo com o relato de ontem, as jovens apenas usavam calças, múltiplos brincos e blusas sem manga durante o período de calor. Isso é chave para entendermos a aplicação do princípio #2.

Elevar a prática do princípio ao nível de Escritura é um erro comum no exercício (ou condenação) da liberdade cristã. Maria 2 transformou o princípio bíblico da modéstia (por exemplo, 1 Timóteo 2.9 e 1 Pedro 3.3, 4) em uma lista de “podes” e “não podes”. Na verdade, todos nós possuímos uma lista assim. Algumas listas são bem flexíveis e outras bem rígidas. As vezes estamos cientes disso, as vezes não. Quando somos expostos ao diferente, descobrimos nossos limites, exatamente o que está acontecendo com Maria 2. Assim como nós, nossa personagem criou sua lista de “podes” e “não podes” baseada em suas preferências, educação e sub-cultura do interior. Agora, ela está reagindo de forma coerente com seus padrões. É justamente esse processo de ajuste que precisa ser direcionado pelo princípio #2.

Também precisamos levar em consideração a diversidade que a aplicação de um princípio pode assumir na prática. Se você tem dúvidas para entender o que estou sugerindo, pense na diversidade cultural das nações. Pense nas diferentes maneiras que pessoas demonstram respeito, amor, indiferença e até mesmo pudor. Tudo isso aumenta de magnitude quando pensamos em épocas! Uau! Quer dizer então que tudo é relativo? Bom, se você acredita que modéstia é uma lista de “podes” e “não podes”, sim. Mas se você entende que modéstia está ligada ao coração, não! A modéstia é um valor supra-temporal e supra-cultural. Fomos chamados para viver uma vida de bom senso e modéstia AQUI e HOJE.

Outra coisa para se pensar, é que Maria passou os últimos meses condenando pessoas ao invés de ajudá-las. Qual será a visão que ela tem de Deus? Será que Deus é o autoritário Faraó dos Céus que nos manda construir muros sem palha? A qualidade dos relacionamentos de Maria 2 mostra a qualidade de seu relacionamento com Deus. As exigências que faz das pessoas ao redor mostra o seu entendimento do caráter de Deus. Se Maria estivesse focada em Deus, sua atitude seria de buscar as jovens da igreja para ensiná-las como poderiam crescer em amor aos seus maridos e filhos.

“3. Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” (Tito 2.3-5)

Focada nos seus próprios padrões, Maria 2 esqueceu dos princípios verdadeiramente bíblicos. Decidida em alguns “podes” e “não podes”, Maria 2 esqueceu que não é a prática deles que garante um coração puro, mas um relacionamento genuíno com Deus. Presa em seus próprios padrões, Maria 2 deixou de usufruir da liberdade dos princípios.

E você? Tem deixado com que seus padrões direcionem seu relacionamento com as pessoas? Ou você vive a liberdade que existe em Cristo e focado no que é certo? Como você reage com relação àqueles que pensam, agem e decidem diferente de você? Você avalia situações pelos princípios absolutos de Deus ou por seus padrões subjetivos?

[Obs.: O caso de hoje tocou no assunto de modéstia, um tema controvertido por si só. Para aqueles que têm interesse em ler um pouco mais sobre o assunto, vejam os textos traduzidos e postados pelo meu grande amigo Pr. Filipe Niel no site de sua igreja. Tenho certeza que os textos “Deus, meu coração e minhas roupas” Parte 1 e Parte 2 serão instrumentos de edificação para todos que lerem.]

"A nível de"

Um comentário:

  1. querido, estou atento e por demais sendo edificado com suas reflexões.
    pra vc querido.... Lc 10. 38-42.

    ResponderExcluir