Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"as 4 Marias e os seus princípios" (as perguntas da Maria 2)

Maria 2 é uma senhora de 62 anos que viu seu marido falecer de um ataque cardíaco repentino. Foi um susto para todos da família. Viúva, com problemas de saúde e sem uma estrutura financeira ideal, Maria 2 mudou-se do interior do estado para uma cidade do litoral onde sua filha, genro e três netas adolescentes moravam.

O primeiro mês foi de muita adaptação para Maria 2. Clima diferente, falta dos amigos e a dor da perda do marido eram fatores que contribuíram para tornar essa adaptação difícil. No entanto, nossa personagem encontrou suas maiores dificuldades na adaptação com a nova igreja. As músicas não eram tão tradicionais quanto gostaria, o pastor era um jovem sorridente que pregava sem gravata e os cultos eram celebrados num salão multi-uso que mais parecia um ginásio que um templo. Tudo isso era estranho e diferente. Porém, o que mais incomodava Maria 2 eram as jovens solteiras e casadas da igreja. Elas usavam calças nos cultos, algumas com múltiplos brincos na orelha (e algumas até mesmo um “piercing” no nariz!!!) e, nos dias de muito calor, blusas sem mangas! Um verdadeiro absurdo para a recém-chegada do interior.

No começo, queixou-se de tudo isso. Nos almoços em família, Maria 2 “alfinetava” suas netas e suas amigas com relação às roupas que usavam. “Onde já se viu?

A família de sua filha foi muito gentil e paciente nos primeiros meses de queixas. Afinal, perder o marido de forma repentina e passar por todas essas mudanças não deve ter sido fácil. Porém, os meses foram passando e Maria 2 demonstrou mais amargura. Seu semblante caiu e a única coisa que conseguia pensar durante os cultos era no absurdo que as jovens da igreja faziam domingo após domingo. Era um absurdo que o pastor “desgravatado” não falava nada. Era um absurdo que seu genro aprovava as vestimentas de suas netas. Era um absurdo que... e assim foi. Maria 2 se tornou uma senhora amargurada e, que a verdade seja dita, companhia indesejada!

De acordo com o princípio #2 da liberdade cristã, como você ajudaria Maria 2 a pensar biblicamente?

Mande seus comentários para ajudá-la.

"A nível de"

Um comentário:

  1. Uma resposta para a Maria 2, a nível de "Princípio 2 do uso da liberdade cristã", seria levá-la a entender que o foco dela está em regras e padrões criadas por ela e não por Deus. Assim como os fariseus em Mc 7:1-23, ela está agindo como eles, que no lugar de adorar a Deus, está focando em apontar o dedo acusador aos outros...
    Mas fica a pergunta... como agir nessa situação, pensando no princípio (3 ou 4, não lembro) em relação a escandalizar o outro com sua atitude? Porque para a Maria 2, as roupas das meninas eram indecentes... o padrão mudou desde a época dela... e outra: nosso padrão vai abaixando proporcionalmente ao padrão do mundo?

    ResponderExcluir