Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Esse é O cara"

Você já ouviu essa expressão? “esse é O cara”*? Como reage quem ouve isso? Tem gente que fica rosada, olha para o nada, a boca esboça um semi-sorriso e solta um “magina!”.

Mas o lance é o seguinte: Todo mundo gosta de ser “O Cara”** Pode tentar negar, mas lá no fundo, gostamos de receber “a glória devida ao nosso nome”. Isso é fruto da rebeldia nata do coração humano, sempre propenso a roubar a glória de Deus. A capacidade do coração em buscar maneiras de driblar a busca da glória de Deus para engrandecer o próprio nome é horripilante. Como falei, tem o sujeito que fica rosado e lança o “magina”, mas lá no fundo nutre um sentimento de satisfação e dever cumprido. Tem gente que nem esconde, “é, eu sou o cara mesmo”; esse tem poucos amigos. E tem gente que vive com ódio de si mesmo porque nunca ouviu que é “o cara”. Esse último tem um amor próprio grande demais. Ele recusa o que é ou tem pois acredita que estão abaixo do que merece. Enfim, a dinâmica do coração para ser “o cara” toma muitas formas, mas todas centradas em si mesmo.

Deixa eu sugerir uma passagem bíblica para nos orientar nesse assunto.

Isaías 40:15, 17: “15. Na verdade as nações são como a gota que sobra do balde; para ele são como o pó que resta na balança; para ele as ilhas não passam de um grão de areia. [...] 17. Diante dele todas as nações são como nada; para ele são sem valor e menos que nada.

Isaías nos ajuda a entender quem somos diante de Deus. Se as nações todas são como uma gota de balde, quem é você? Isaías nos ajuda a entender que a expressão “o cara” é fruto de avaliação horizontal (cara-para-cara), então ele nos posiciona na perspectiva vertical (de-Deus-para-os-caras), colocando a grandeza de Deus para iluminar nossa ignorância de quem somos e quem Deus é. Aí, a ficha cai. Somos como uma gota do oceano diante de Deus. E, o oceano é uma gota para Deus – e ainda assim não capturamos bem a distância que nos separa da grandeza de Deus.

Então, “a nível de” elogios, lembre-se sempre quem Deus é e quem você é. O coração devidamente informado das duas realidades irá buscar com mais freqüência a glória de Deus. Aí, os elogios se tornam reconhecimentos da graça de Deus sobre alguém. Não deixe que os elogios funcionem como combustível do orgulho que nos separa do propósito que fomos chamados: levar glória ao nome de Deus!

E aí? “Você é o cara”???

“A nível de”

________________

Notas de rodapé:

*“o cara” é expressão coloquial para elogiar alguém. Normalmente, se alguém fala que você é “o cara” é porque notou em você qualidades de destaque.

**Logicamente, o post também faz referência ao público feminino. Se você se encaixa nesse público, deve ler: Todo mundo gosta de ser “A mina”!

2 comentários:

  1. Deus nos criou para Sua própria glória, não para que nos gloriassemos em nós mesmos. Seria Ele egoista? Porque Ele pode exigir a glória toda para Ele e eu não? A resposta está na frase de A. W. Tozer, que revela a verdade bíblica sobre o assunto: "Porém, em Deus, o ego não é pecado mas a sublime essência de todo bem possível, toda santidade e verdade."

    ResponderExcluir
  2. "A nível de" conselho prático a Bíblia ensina:

    "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Rm 12:3).

    ResponderExcluir