Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O que Deus odeia

[série baseada em Provérbios 1-9]

Deus odeia? O Santo Deus com ódio? No mínimo, isso parece estranho. Deus e ódio parecem não combinar. Mas, a Palavra de Deus é clara em mostrar o ódio divino contra, por exemplo, a feitiçaria:
v. 9 “Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.” [...] v. 12 “O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas [feitiçaria, etc], e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.” (Deuteronômio 18.9, 12)

Um pouco antes do povo de Israel entrar na terra prometida, Deus deixou claro para o Seu povo que as práticas idólatras eram abomináveis diante dEle. Eram contra a santidade de Deus, como resultado de corações que não o amavam exclusivamente. Porém, a feitiçaria não é a única prática abominável diante de Deus. O livro de Provérbios traz uma lista de condutas detestáveis a Deus. A linguagem é forte e evoca o mesmo ódio divino contra a feitiçaria. Não se engane, Deus odeia... Confira Provérbios 6.16-19:

v. 16 – “Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta:” – está aí. Deus odeia e detesta. A fórmula usada em Provérbios para introduzir essa lista de abominações é construída de tal forma a enfatizar o último elemento (veja também Provérbios 30.15, 18, 29). Deus odeia todas essas sete coisas, em especial a sétima da lista. Preste atenção naquilo que é detestável aos olhos de Deus. Creio que está na hora de rever o clichê que “Deus odeia o pecado e ama o pecador.” Sim, é verdade que “Deus amou ao mundo de tal maneira...” (cf. João 3.16). Porém, o ódio divino contra o pecado é manifestado sobre os que praticam o pecado. Por exemplo, Deus odeia feitiçaria e condena os que a praticam. Ele não pune o substantivo abstrato, mas o concreto e praticante. Deus odeia a lista a seguir e pune em justiça os que tais coisas praticam.

[a lista a seguir é extraída de Provérbios 6.17-19]

1)      olhos altivos” – Deus odeia o orgulho soberbo. “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” (Tg 4.6) O orgulho rouba a glória de Deus e busca a exaltação própria. Deus não divide Sua glória com ninguém (Isaías 42.8). Você que é o “rei da paçoca”, cuidado com o olhar altivo. Deus odeia o orgulho e pune o orgulhoso.

2)      língua mentirosa” – Deus odeia a mentira e pune o mentiroso. A verdade irá prevalecer e, de fato, a mentira tem perna curta (Provérbios 12.19). Ame a verdade, Cristo é a Verdade (João 14.6).

3)      mãos que derramam sangue inocente” – o rei Manassés é uma ilustração forte nesse ponto. “Manassés também derramou tanto sangue inocente que encheu Jerusalém de um extremo ao outro; além disso levou Judá a cometer pecado e fazer o que o Senhor reprova.” (2 Reis 21.16) Confira também 2 Reis 24.3-4. Esse rei liderou Israel a derramar sangue inocente, ele mesmo queimou seu próprio filho como sacrifício idólatra. Deus odeia aqueles que assim procedem. Deus odeia as mãos que derramam sangue inocente (Deus odeia o aborto).

4)      coração que traça planos perversos” – confira Provérbios 6.14 (e o post Bad Boy).

5)      pés que se apressam para fazer o mal” – são os pés daqueles que têm o mal no coração e estão prontos a executá-lo. Deus odeia isso.

6)      a testemunha falsa que espalha mentiras” – Deus odeia as testemunhas que distorcem os fatos em benefício próprio. Testemunhas de ficções e não de fatos são abomináveis a Deus.

7)      e aquele que provoca discórdia entre irmãos” – e aqui está a ênfase, o sétimo elemento. Deus odeia aqueles que semeiam a discórdia entre os irmãos. Deus odeia aqueles que trabalham para dividir e não para unir. E por que? A união entre os irmãos é agradável (Salmo 133.1) e a prova que somos discípulos de Cristo (João 13.35; 17.22-26). A discórdia ataca o testemunho mais precioso da existência e do poder de Deus, nossa união em Cristo Jesus. Por isso somos chamados a conservá-la (Efésios 4.3) e vivenciá-la (Filipenses 2.1-8). Deus odeia a discórdia e os que semeiam intrigas no meio do seu povo.

Cuidado. Deus é amor e provou Seu amor ao mandar Seu filho Jesus Cristo para a cruz. Porém, Ele também é santo. Deus pune em justiça e restaura em amor. Se você está na lista negra de Provérbios 6.17-19, arrependa-se dos seus pecados, não com lágrimas de crocodilo, mas com a tristeza segundo Deus – arrependimento genuíno. Seja uma bênção para unir em torno da verdade e não para dividir espalhando falsidade.
“A nível de”

8 comentários:

  1. Excelente reflexão! Obrigado e boa semana irmão!

    ResponderExcluir
  2. Proverbios 6.17-19 diz: 6 coisas que aborrem ao senhor, a setima ele abomina.

    Em momento algum a blibia citou que deus teria odio de algo ou de alguem..

    Tem misterios que voce jamas podera entrar,
    não adianta ir contra as leis que esta posta na blibia e muito menos blasfema contra deus, por que tu, ja está derrotado!

    ResponderExcluir
  3. Alias, aceite o comentario se for capaz. =D

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo(a),
    Obrigado por sua visita e disposição em interagir com as idéias do blog.
    Sua preocupação com a reputação de Deus é louvável. No entanto, eu acredito que ela encontre sua base em um entendimento equivocado do texto de Provérbios 6.17, assim como os termos usados para expressar o “ódio” de Deus. A Bíblia não foi escrita em português, mas em três línguas distintas: hebraico, aramaico e grego. No caso dessa passagem do Antigo Testamento, estamos lidando com um texto escrito originalmente no hebraico. O termo traduzido por “aborrecem” na versão Revista Atualizada é o mesmo termo traduzido por “odeia” na Nova Versão Internacional. Ambas as traduções (em português) procuram captar a idéia do termo hebraico “sane”. Verifique Gênesis 37.4 também para ver como esse mesmo termo é usado. O versículo fala do “ódio” que os irmãos de José tiveram dele como resultado de inveja e ciúme. O mesmo termo usado para o ódio dos irmãos de José é usado para Deus em Provérbios 6.17. Para entender como isso é possível, pense que uma boa definição para “ódio” dentro da Palavra de Deus é “uma atitude emocional em relação a pessoas e coisas que são opostas, detestadas, desprezadas e com quem não há desejo de ter qualquer contato ou relacionamento” (Theological Wordbook of the Old Testament).
    Deus é amor e “amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16) Mas não se esqueça que Deus também é Santo. Negar isso é blasfêmia. Salmo 5.5 e 11.5 trazem a mesma idéia sobre o ódio de Deus contra o pecado na sua figura de pecador não arrependido (traduzido como “aborrece” e “abomina” na Revista Atualizada e “odeia” na Nova Versão Internacional).
    Enfim, espero que isso nos ajude a entender melhor a santidade de Deus expressa no seu ódio contra o pecado e infinita graça derramada sobre nós, pecadores resgatados pelo sangue de Cristo.
    Sacha

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo(a),
    Sem problemas de interagir com seus comentários. Fique a vontade de escrever, mandar comentários e até mesmo de colocar seu nome.
    Sacha

    ResponderExcluir
  6. Ola Sacha,graça e paz..amém..è um apena nós sabermos que em muitas vezes praticamos as coisas que aborrecem a Deus. Mas quando isto acontece temos a liberdade de chegarmos arrependidos junto ao Pai e confessar nossos erros.Aborrecer ao Pai é triste, e eu particularmente fico chateado com isso, nossos olhos, língua, mãos, pés, coração, e pensamentos são propriedade do Espírito Santo, portanto para edificação e não aborrecimento a Deus.Visite meu blog: abraços:luiz-dicasdevida.blogspot.com

    ResponderExcluir