Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uniforme Escolar

Estudei numa escola que não tinha uniforme escolar. Depois, meus pais me transferiram para uma escola em que o uso do uniforme escolar era obrigatório. Todo mundo de calça azul e blusa branca. Alguns uniformes eram mais surrados que os outros, mas todo mundo vestia igual. As exceções eram aqueles que tinham joelheira de couro na calça para cobrir os rasgos da "pelada do recreio".

Não é difícil concluir que o uso do uniforme não tornava alguém aluno da escola. Mas aluno da escola vestia o uniforme. Inevitavelmente, o uniforme era a marca mais óbvia e visível de quem pertencia à nossa escola. A ausência do uniforme era normalmente punida por advertências, bilhetinhos na agenda, etc. Sem contar que o inspetor do portão barrava os alunos "a paisana" para um papinho com o diretor. Doces memórias.

"A nível de" cristianismo, acho que podemos ilustrar as virtudes do caráter cristão como o uso do uniforme escolar. Quem pertence a escola veste o uniforme. E quem pertence a Jesus desenvolve as virtudes cristãs, processo claramente descrito em 2 Pedro 1:10-11 (no contexto da lista das virtudes):

"Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"

Desenvolver as virtudes cristãs confirma a identidade do cristão. Quem assim não faz, parece viver debaixo da ilusão de que a salvação é simplesmente uma passagem para o céu. Acho que esse ainda não entendeu a "razão do seu chamamento".

Pense nisso. Não somos salvos pelas obras, mas certamente fomos salvos para viver as obras, a marca da eleição. Que o inspetor celestial não nos chame para um papinho na sala do diretor. Vista o seu uniforme da fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e do amor.

"A nível de"

Nenhum comentário:

Postar um comentário