Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Uma palavra sobre motivações

Na última terça-feira, 1 de dezembro, chegou um comentário no blog com perguntas feitas por um de nossos leitores. Confira:

“[...] tenho acompanhado os casos de Maria. Que são muito interessantes e desafiadores. Fiquei a pensar em nossas motivações, o que sai de nosso coração. Sei que esse é enganoso [...] Como posso esclarecer minhas motivações? Que perguntas posso fazer para me ajudar a avaliar minhas motivações e desejos? Como de forma sábia e sadia posso conhecer melhor meu coração... me ajudando a tomar decisões com um coração honesto que quer agradar ao Senhor?? Sacha, como posso me ajudar e ajudar Maria a garimpar corações enganosos, mas sinceros e dispostos a crescer em santidade? Gostaría de ouvir sua resposta...Obrigado

A preocupação é válida. E de fato, a Bíblia nos ensina que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de conhecê-lO?” (Jeremias 17.9)

O versículo acima faz uma pergunta retórica para a qual nós sabemos a resposta: ninguém pode conhecer o coração humano. Ninguém é capaz de discernir motivações. No entanto, esse não é o único versículo que nos ensina sobre o assunto.

Veja o seguinte: “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17.10) E outros textos também: “23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. 24. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirigi-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139.23, 24)

Então, quem é capaz de sondar o coração? Deus. E como Ele faz isso? Através de Sua Palavra: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)

De uma forma simples, Deus sonda nossos corações através de Sua Palavra, a Bíblia. Um dos ministérios do Espírito Santo é aplicar a Palavra de Deus aos nossos corações. Um processo em que Ele usa de forma soberana e sobrenatural a Bíblia pregada, ensinada ou usada no aconselhamento entre cristãos.

Agora, tudo isso não tira nossa responsabilidade de entender nossos problemas, nem tampouco a Bíblia. Somos responsáveis em reavaliar nossa vida e estudar a Bíblia ao mesmo tempo que Deus sonda nossos corações e nos ilumina para aplicar a Palavra. É justamente a dependência da instrumentalidade da Palavra e do poder de Deus em sondar nossos corações que nos motiva ao próprio estudo da Bíblia.

Sendo assim, já que foi pedido algumas perguntas relacionadas às motivações, pense nos exemplos abaixo.* Cada uma das perguntas pode nos ajudar a expor nossas motivações. Note bem, estamos falando que as perguntas nos ajudam a identificar as motivações, mas elas não são capazes de avaliá-las ou lançar qualquer juízo de valor sobre as motivações. As respostas precisam ser examinadas pela Palavra, que é capaz de transformar o coração por completo!

Quais foram as vezes em que a vida não valia a pena ser vivida?

O que você ama? O que você odeia? O que você espera, quer ou anseia?

Qual o seu objetivo? Quais são seus sonhos?

O que você teme? Com o que você se preocupa?

O que você sente que precisa? Onde você encontra refúgio, conforto, prazer ou segurança?

O que define sucesso ou fracasso para você?

Em que momento você acredita que Deus tenha te deixado?

Quando você luta com amargura ou inveja? O que você está dizendo que quer?

O que dinheiro significa para você?

Quando você fica deprimido (porque um de seus ídolos te decepcionou)?

O que você vê como seus direitos?

Quando você fica irado?

Você vive para sua própria glória ou para a glória de Deus?

Seu tesouro está no mundo ou em Cristo?

Agora pense, o que a Bíblia fala sobre as respostas dessas perguntas? Avalie, pense e mude. A Bíblia transforma nossas motivações.

"A nível de"

Notas de Rodapé:

*As perguntas foram extraídas de um dos artigos da Coletânea de Aconselhamento Bíblico da Palavra da Vida (http://www.sbpv.org.br/)

Um comentário: