Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ser humano em pó


Há muita esperança em entender a brevidade da vida em contraste com a lealdade do amor divino.

Você já parou para pensar que você é pó? E para o pó irá voltar? É verdade, do pó viemos e para o pó voltaremos. No entanto, isso não é para ser notícia ruim. Acredito que é na fragilidade do pó humano que entendemos um pouco mais do tamanho e da lealdade do amor divino. E quando entendemos um pouco mais dessa realidade, encontramos na frente uma confortante esperança.

Dê uma olhada em alguns versículos que parecem ensinar justamente isso, Salmos 103.8-18. Sem dúvida alguma, esse é mais um capítulo da Bíblia que merece mais atenção que esse curto espaço do blog. Mas vamos ver o que tiramos daqui:

“8. O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.” [Esse versículo inicia dentro do próprio Salmo uma pequena série que caracteriza e detalha alguns atributos de Deus: compaixão, misericórdia, paciência e amor. Pense o versículo 8 como uma introdução e o restante dos versículos como o desenvolvimento do tema.]

“ 9. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; 10. Não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades.” [Alguém uma vez definiu misericórdia como ‘não receber o que merecíamos’; bom, tá aí! Deus não acusa sem cessar e não trata Seus filhos na base das suas iniqüidades. Deus lida com seus filhos na base do seu misericordioso caráter, que é constante! Bendita base de confiança!]

“11. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem;” [é, o amor de Deus é grande!]

“12. E como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.” [e Ele é mesmo misericordioso!]

“13. Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;” [note bem, Deus tem compaixão daqueles que o temem.]

“14. Pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. 15. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, 16. Que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava.” [é no pó humano e na fragilidade do homem, que estabelecemos nosso ponto de contraste. Deus se compadece, v. 14, porque sabe de nossa composição, pó!]

“17. Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, 18. Com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos.” [pó que teme ao Senhor encontra o amor leal de Deus. Esse amor é a nossa defesa diante da acusação do pecado. É esse amor leal que mantém a distância entre nós e nossas transgressões. O amor leal de Deus se compadece de gente como eu e você, pó que passa essa vida na garupa de um sopro.]

Bendito aqueles que são pó regado com água viva! Cuidado para aqueles que são pó no vento que passa e se dissipa! Essa é uma triste (in)existência. História breve, sem começo, meio, propósito ou fim.

Quem entende o amor leal do Senhor é motivado a temê-lo e viver uma vida diferente. Não é uma vida sem problemas, mas diferente. É uma vida de descanso enquanto cansado. Descanso do peso do pecado, repouso na certeza que o perdão divino é uma realidade. Não há mais culpa! Não há mais noites mal-dormidas com consciência peso-pesado. Há apenas a certeza de que o amor leal de Deus é o refúgio para o ser humano em pó.

Espero de todo coração que você experimente o amor leal de Deus. É esse amor que transforma pó em vasos de barro. De novo, há muita esperança em entender a brevidade da vida em contraste com a lealdade do amor divino.

“A nível de”

Um comentário:

  1. Sacha
    Só tenho que agradecer pelas doces e ternas palavras que vieram até a mim através de vc.
    Obrigada pela esperança...
    Obrigada pela lembrança...
    Obrigada pelo consolo...
    "Senhor meu DEUS,ajuda-nos a ter em mente a lembrança de que somos pó...e com isso a fazer-nos mais misericordiosos e bondosos"
    Por seu filho meu amado JESUS!
    Amém

    ResponderExcluir