Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Respostas para a Maria 4 ("as 4 Marias e seus princípios")

No caso de Maria 4, a aplicação do princípio #4 da liberdade cristã é direta e sem muitas complicações: Maria não deve tomar nenhuma decisão que irá ofender a consciência de sua mãe. No entanto, pensar como o princípio reinterpreta sua situação é de grande valor para nós. Esse será nosso objetivo na meditação de hoje. Durante a leitura do texto abaixo, pense na seguinte pergunta, “por que não devemos violar a consciência do próximo?”

Maria lutou para entender a liberdade de sua consciência. Parte do seu amadurecimento foi entender como a mensagem do Evangelho impacta suas motivações. Esse foi um passo determinante para educar sua consciência. Como conseqüência, sua fé se fortaleceu e agora Maria está pronta para exercer sua liberdade, ciente de que “para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.” (1 Coríntios 8.6)

No entanto, sua mãe ainda não andou pelo mesmo caminho. Ou, ela chegou a uma conclusão diferente que Maria. A diferença entre as duas conclusões levou a um impasse entre mãe filha. Agora, Maria precisa aprender os limites de sua liberdade.

Liberdade não é um passe livre para se fazer o que quiser quando se bem entende. Esse tipo de atitude reflete uma imaturidade que desconhece os limites do amor bíblico. Tanto Romanos 14 quanto 1 Coríntios 8 chamam os cristãos à responsabilidade de levar em consideração a consciência do próximo.

Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.” (1 Coríntios 8.9)

Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu.” (Romanos 14.15)

A liberdade cristã é uma bênção a serviço do amor. Em outras palavras, não existe liberdade desassociada da responsabilidade de amar ao próximo. A Palavra de Deus é clara com relação a isso, Maria não deve ingressar no programa de revendas da firma se isso irá violar a consciência de sua mãe. Agora, Maria precisa aprender os limites de sua liberdade no amor ao próximo.

“1. Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2. Cada um de nós deve agradar a seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.” (Romanos 15.1, 2)

Agora pense, e você? Você serve a seus irmãos no exercício de sua liberdade? Existe algo que você está envolvido e insiste em praticar que pode prejudicar a edificação de alguém? Se sim, isso deve parar! Você é livre, mas antes de tudo é livre para amar. Sua responsabilidade primordial é com Deus e com o corpo de Cristo, seus irmãos. Em nome da edificação de todos, deve parar de fazer o que viola a consciência alheia. E para fazer isso, é necessário maturidade. Cresça.

Por outro lado, você é alguém que usa o princípio #4 como ferramenta de manipulação para “podar” a liberdade do irmão? Até quando você vai viver como fraco que insiste em viver como criança? Existe algo que você insiste em declarar que “te escandaliza” para manipular o próximo a satisfazer suas preferências? Isso é imaturidade. Cresça.

Eu reconheço que existem questões difíceis e controvertidas nesse assunto, mas acredito que quando a igreja está comprometida a crescer no exercício de sua liberdade como a Bíblia orienta, pessoas maduras irão sacrificar sua liberdade para amar os imaturos. Então, os imaturos irão crescer e permitir que seus irmãos exerçam a liberdade que têm em Cristo. E assim conflitos são minimizados por gente que entende que nossa unidade é o maior testemunho da existência de Deus. O mundo precisa ver que nos amamos! Entendeu? Vamos parar de focar no irrelevante e amar... foi Jesus quem disse:

“34. Um novo mandamento lhes dou: Amam-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (João 13.34, 35)

“A nível de”

Um comentário:

  1. maravilha.... edificante e ajuda a desenvolver a vida cristã não somente pelo princípio, mas também de como devemos por em pratica - o cresça que vem em nossa direção.
    abço querido,
    toda serie foi maravilhosa.
    Garotinho.

    ResponderExcluir