Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"Então, eu posso tudo?!" Pera aí...

Você tem Jesus? Então, você pode todas as coisas!” Já ouviu idéias baseadas nessa frase? Tem até mesmo base bíblica, “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Então, o trabalho está difícil? Lembre-se, você pode tudo em Jesus. Tá cansado? Lembre-se, você pode tudo em Jesus. Você é fraco? Lembre-se, você pode tudo em Jesus. Etc.

Bom, o objetivo da reflexão de hoje é trazer equilíbrio para o que pensamos ontem no post “a força do fraco”. Depois de lembrarmos que nossa força está em Cristo, temos que nos perguntar o propósito dessa força e o que fazemos com ela! Deixa eu sugerir alguns exemplos de como podemos aplicar de forma equivocada nossa força em Cristo. Se você é um aluno que não estuda para a prova e clama “Tudo posso naquele que me fortalece”, você é um preguiçoso que usa o texto bíblico como máscara para o seu pecado. Se você é um trabalhador que busca nesse versículo um disfarce para sua incapacidade técnica, bom, tenho que dizer que você está confundindo o que o texto está dizendo com sua necessidade em continuar crescendo na sua profissão. E se você está frustrado com Deus porque Ele não cumpre Sua promessa que irá te fortalecer em tudo, e não consegue tirar um 10 na prova ou ser promovido no trabalho, bom você ainda não entendeu que força é essa e para o que Deus nos confiou sua força! Veja bem, não quero ser insensível às suas frustrações como estudante, trabalhador, mãe, pai, membro de igreja, etc. Muito pelo contrário, quero sugerir a você que quando entendemos “Tudo posso naquele que me fortalece” dentro do seu contexto, encontramos a real esperança para nossas frustrações nos estudos, trabalho, tarefas domésticas ou qualquer outra atividade que revela nossa fragilidade.

Veja o que o contexto imediato da passagem diz: “10. Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. 11. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.10-13)

Note bem a seqüência lógica do texto antes de dizer “tudo posso naquele que me fortalece”!

(i) A razão de sua alegria é o Senhor, v. 10;

(ii) No Senhor, você pode aprender a se adaptar em qualquer circunstância, seja ela muito boa ou muito ruim, v. 11;

(iii) Em Cristo, você pode passar por qualquer circunstância (com alegria), v. 13!

Então, quando você não tira 10 na prova e não consegue a promoção que tanto queria, “Você pode tudo naquele que te fortalece”. É no meio das adversidades que só o cristão pode encontrar alegria no Senhor, porque Cristo o fortalece.

Ou, você realmente tira 10 na prova e vira o próximo Bill Gates, “Você pode tudo naquele que te fortalece”. É no meio das bênçãos e abundância que só o cristão pode encontrar alegria no Senhor, porque Cristo o fortalece.

Quanta esperança existe em entender de onde vem nossa força para enfrentar as circunstâncias. Quanta esperança existe em entender que as circunstâncias são apenas o palco onde mostramos que nossa força vem do Senhor. É nas situações extremas que a força que vem do Senhor se torna evidente em nossas vidas. Sempre para a honra e glória do nome dEle. Pense nisso... você pode se alegrar em meio a qualquer circunstância. Que Deus nos abençoe nessa tarefa...

“A nível de”

2 comentários:

  1. como é bom ter a certeza que a base de nossa alegria é só cristo,melhor que ter certeza é experimentar isso nos momentos das minhas maiores derrotas e depois ver como tudo oque eu passei foi para cristo fortalecer a minha alegria , fé e amor por cristo.

    Diego marques

    ResponderExcluir
  2. "Obrigada meu DEUS de misericórdia ,obrigada por me trazer crescimento e me dar entendimento, pois nos meus momentos mais difíceis sei que sou completamente dependente do SENHOR meu amado PAI!.Sei que o SENHOR levanta pessoas para que eu aprenda e tenha esperança apenas no SENHOR.Sim e isso me dá a liberdade de não ficar lamentando os meus problemas e sim seguir mais e mais os seus ensinamentos, e para isso necessito ler ler e ler, ouvir ouvir ,estudar e estudar tudo que o SENHOR deixou escrito para que eu conheça a cada dia mais aonde está a minha liberdade."
    Por Jesus e só por ELE eu peço e agradeço.
    Amém

    obrigada Sacha!

    ResponderExcluir