Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O que é o coração...?

Aqui e ali nesse blog, fazemos referência ao coração; “...purificando os nossos corações”; “o coração é enganoso”, etc. Mas você já parou para pensar no que é o coração? Quando nos referimos ao termo coração, do que estamos falando? Que parte do homem está em discussão? Será essa uma referência às emoções? Aos nossos desejos? Pensamentos? Aliás, o que você quer dizer com “Jesus mora no meu coração”? Já tentou explicar isso para uma criança de 3 anos? E a resposta comum da criança é “mas Jesuis naum cabe ni mim”! E o que você disse? Que saia justa, hein?! Tudo isso é fruto da confusão que existe em entender a diferença entre o conceito de coração na Bíblia e o desenho do seu último cartão do dia dos namorados (vide foto).

Então, quero propor uma definição de coração que irá nos ajudar em nossa caminhada para entender a vida “a nível de” cristianismo: o coração é o centro de controle do homem. É lá que residem os pensamentos, intenções, crenças, desejos, emoções e atitudes. Em outras palavras, o coração faz referência ao homem interior como um todo. Tudo o que não pertence ao que vira pó faz parte do centro de controle, é o homem interior (Mateus 13.15). “Peraí? E a alma, o espírito, etc?” Bom, o conceito de centro do controle do homem também é chamado de mente, alma e espírito no Novo Testamento (por exemplo, Romanos 12.1, 2). Em essência, são todos sinônimos.

Então, o coração não é apenas onde estão suas emoções. O coração não é somente onde você pensa ou deseja. É tudo isso junto! Ou seja, o coração é quem você é: “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” (Provérbios 27.19) Por isso que todo e qualquer processo de mudança genuína e crescimento espiritual tem que acontecer no coração! É por isso que somos constantemente exortados no livro de Provérbios a guardar o coração! É onde estão nossos pensamentos, desejos e emoções. Guarde-o bem, “acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)

Daqui para frente, é assim que iremos usar o conceito de coração. Falaremos do homem interior com seus pensamentos, desejos e emoções. E note bem, o próprio conceito do coração já nos ajuda a pensar em diversas implicações para o dia-a-dia. “É possível guardar o que eu sinto? É possível observar o que desejo? É possível mudar o que penso?” Bom, se constantemente somos chamados a guardar o centro de controle e esse envolve o que pensamos, desejamos e sentimos, as respostas são sim, sim e sim. Deus transforma centros de DEScontroles em centros de controle ajustados para a honra e glória do nome dEle, somente dEle. É possível mudar!

“A nível de”

2 comentários:

  1. Parabéns Sacha pelo Blog, gostei muito.
    É muito interessante entender o coração como nosso centro de controle.
    Quando realmente deixamos o Senhor controlar nosso coração, a mudança de vida é tão grande que até quem não nos conhece percebe a diferença.
    Mas é uma batalha diária. Quando passamos por tribulações é fácil entregar o controle pro Senhor, mas quando as coisas vão muito bem podemos tropeçar em nossas presunções e assumir o descontrole novamente. É tudo muito sutil e enganoso.
    Tenho vivido experiências maravilhosas com o controle do Senhor, mas, por vezes, perco o controle e meu coração ainda me engana.
    Bjs Pra Vc, Ana e Pedro
    Amo vcs

    ResponderExcluir
  2. Sacha, muito bom ler seu blog! Damos boas risadas, mas principalmente aprendemos muito dos seus insights muito práticos! Em meio à correria do dia-a-dia, é muito bom parar para pensar nas coisas que realmente têm valor.
    Um abraço pra vocês!

    ResponderExcluir