Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

O pessoal do "liberô geral"

Ontem, vimos como a Supremacia de Cristo coloca nossas regras e padrões de conduta na perspectiva correta. Vimos que qualquer tentativa de construir regras humanas para crescer na santificação é aparência de sabedoria, mas falsa humildade e sem valor algum. Vimos que a própria Supremacia de Cristo nos dá o foco necessário para viver a vida terrestre com os olhos nos céus. Porém, existe o outro lado que precisamos nos guardar também, a ideologia do “liberô geral”!

As idéias pré-Gnósticas também levaram alguns ao desprezo por qualquer responsabilidade ética ou moral. Foram essas idéias que incentivaram a libertinagem ética, onde tudo é permitido e válido. E, assim como hoje, isso tomou várias formas na época dos apóstolos. Tinha gente que enfatizava o “conhecimento” sobre todas as coisas, mas desassociava o “conhecimento” da pessoa de Cristo. Era um misticismo recheado de termos cristãos que levou centenas de pessoas a viverem como “inimigos da cruz de Cristo.” Sobre esse tipo de “teólogos”, Paulo afirmou que “o destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.” (Filipenses 3.19) Ou seja, era gente que vivia guiado tão somente por amor ao mundo e o que nele há.

O apóstolo Pedro também lidou com alguns do time do “liberô geral”. Em sua segunda epístola, Pedro exorta seus leitores com base em dois tipos de lembretes, teológico e ético. O ensino errado das idéias pré-Gnósticas tinha influência ética. Era mais um exemplo da importância de um ensino sólido para um comportamento coerente com o Evangelho. Por exemplo, os pré-Gnósticos ensinavam que não haveria uma Segunda Vinda de Cristo e zombavam do ensino dos profetas com relação a esse assunto. Então, Pedro lembrou seus leitores que a Palavra de Deus é verdadeira e digna de confiança (2 Pedro 1.19-21; 3.1, 2) e que a Segunda Vinda de Cristo é uma realidade (2 Pedro 3.8-10). Viver uma vida de libertinagem ética é desprezar a realidade da Segunda Vinda de Cristo e que Sua Palavra não tem crédito. Mas muita gente viveu assim e muita gente ainda vive assim: “17. Esses homens são fontes sem águas e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada, 18. Pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertions da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro. 19. Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.” (2 Pedro 2.17-19)

Note bem essa descrição acima. São pessoas que abraçam a “intelectualidade” desassociada da pessoa de Cristo. O resultado é uma confusão moral e uma religião subjetiva, sem certos ou errados. Gente que promete a liberdade, mas vive em escravidão do pecado. São pessoas que acreditam que pensam com o cérebro, mas vivem de acordo com o estômago. “Puxa, pega leve!” Mas não sou eu! Veja o que Pedro fala sobre eles... “ignorantes e instáveis torcem [os ensinos do apóstolo Paulo, vide versículos anteriores], como também fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” (2 Pedro 2.16) O assunto é sério e precisamos desse alerta. Longe de nós vivermos padrões humanos para alcançar a santidade (como alguns em Colossos)... e longe de nós desprezar a moral do Cristianismo.

Sim, a Palavra de Deus nos ensina uma conduta agradável a Deus sobre nossa língua (Efésios 5.25 e 29); nossa sexualidade (1 Coríntios 7.1-8; 1 Tessalonicenses 4.1-8); nossa modéstia (1 Timóteo 2.9; 1 Pedro 3.1-5); nossos deveres conjugais (Efésios 5.22-33 ; 1 Pedro 3.1-7); etc. A Palavra de Deus não se cala com relação a nossa responsabilidade ética e somos chamados a viver uma vida santa. Quem tem um discurso diferente ainda não entendeu o Evangelho.

“17. Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. 18. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. (2 Pedro 3.17, 18)

5 comentários:

  1. Bem...terei que ler e reler algumas vzs para poder tecer um comentário.
    È um texto muito valioso,preciso senti-lo mais e mais.
    Mas escrevo prá te dizer que estou aqui...firme na leitura e aprendendo a cada dia mais um pouco.
    "DEUS querido,ensina-me a viver da maneira que o agrade,e entender que tudo que faço é apenas para a SUA glória!e não para o meu prazer!"
    Peço em nome do meu SALVADOR JESUS.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Oi Lígia,
    Hmmmm... medite nos últimos versículos do texto (2 Pe 3.17, 18). De uma forma geral, 2 Pedro nos lembra do que significa crer na Verdade e as implicações morais! E, quando tiver perguntas, mande que a gente pensa nesse lado daqui também. Está todo mundo aprendendo!
    Deus abençoe...
    Sacha

    ResponderExcluir
  3. Sacha,

    Obrigada por seguir meu blog e por seu comentário!

    Estou republicando seu texto (muito bom, aliás, meus parabéns!), em meu blog.

    Um abraço,

    Maya

    ResponderExcluir
  4. Maya, obrigado pelo incentivo e publicação do texto no seu blog.

    Que Deus nos abençoe e ajude a perserverar no que diz a Palavra de Deus... :) Sempre com o foco na verdade!

    Abraço,

    Sacha

    ResponderExcluir
  5. Ola, recebi seu e-mail e nao tive como responder porque nao havia o endereco. Bom, quanto a ir a Mocambique, ja há algumas igrejas que estao fazendo isso e la o campo é grande. Bom, estou candidato a Consul do país aqui no ES e isso me da alguns contatos interessantes em nivel de Governo, o que facilita algumas coisas. O islamismo e o catolicismo sao muito fortes no país. Meu site www.multiplacom.com e se quiser, estou no twitter.

    ResponderExcluir