Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A força do fraco


Sério, você já teve dias em que pensou que não iria agüentar dar mais um passo sem cair no chão? Ou dias em que não saberia como reagiria se mais uma notícia ruim chegasse? Ou dias em que se chegasse mais um e-mail com um pedido do seu chefe você teria que pensar sete vezes antes de jogar a toalha e cair no chão numa mistura de pânico e frustração. São aqueles dias em que a vida mais parece uma pilha de problemas que uma viagem garantida à cidade celestial. Se o destino é o céu, por que peregrinamos com tanto cansaço? Se Deus é nossa fortaleza, por que nos sentimos como soldadinhos de chumbo num castelo de areia? Em outras palavras, onde o fraco encontra sua força? Será que nossa única esperança é ler livros de auto-ajuda ou buscar músicas de efeito inspirativo: “O tema da vitória” do Ayrton Senna, “Eye of the Tiger” do filme do Rocky, etc; músicas que inspiram um ânimo da mesma autonomia que a reserva de gasolina de uma mobilete. Graças a Deus, Sua Palavra nos instrui em encontrar força em meio a fraqueza. Graças a Deus que a fonte de nossa força é externa a nós mesmos e disponível a todos aqueles que pertencem ao povo de Deus.

Vamos dar uma olhada em como o apóstolo Paulo entende e aplica alguns princípios relacionados à força do cristão. Observe a perspectiva que ele coloca no assunto enquanto buscamos extrair alguns princípios para nos guiar a entender onde está a força do fraco.

“25. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. 26. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos ; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. 27. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.” (1 Coríntios 1.25-27)

Do trecho acima, entendemos que a força do cristão é medida de forma diferente dos padrões do mundo. Nossa força não está relacionada à nossa capacidade em obter resultados. Na verdade, nossa força está relacionada aos nossos fracassos! “O queeeeeee?” Sim, nossa força está relacionada ao nosso potencial em fracassar. Quando todos vêem nosso potencial de falhar é que encontramos força. Quando todos vêem que somos loucos, é que somos sábios. Pois é na nossa fraqueza e na nossa loucura que a força e a sabedoria divinas se tornam evidentes. Deus tem prazer em revelar Sua glória em nossa debilidade, e isso Ele também faz para nosso benefício. Você está esgotado(a)? Bom, esse é o contexto ideal para Deus mostrar Sua força em você.

“13. Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. 14. Façam tudo com amor.” (1 Coríntios 16.13, 14)

No final da primeira carta aos Coríntios, Paulo exorta seus leitores (e a nós) a serem fortes. Agora, nós já sabemos que força que ele está falando. Não é uma força baseada na auto-determinação, mas uma froça baseada na Cristo-determinação. Em meio aos problemas e inúmeras distrações do dia-a-dia, o cristão encontra sua força, seu descanso e sua motivação em Cristo. E o cristão encontra no amor de Deus, demonstrado aos que estão ao seu redor, o modo em que manifesta sua força. “Façam tudo em amor.” Isso é melhor que qualquer frio na barriga que você sente ao escutar “O tema da vitória” ou assistir o Rocky Balboa treinando para enfrentar sua luta final.

E Paulo continua, veja como o princípio se aplica em meio às difíceis circunstâncias em que o apóstolo passou. Paulo estava sendo atormentado por um misterioso espinho na carne. Pediu para Deus aliviar e eis a resposta divina:

“9. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 10. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” (2 Coríntios 12.9, 10)

A força do cristão não é revelada no meio de um resort espiritual. Eu gostaria muito de dizer o contrário, mas não é quando tudo está bem que somos fortes e estamos “bem na fita.” Mas é no meio das dificuldades e provações que nossa força se faz evidente. Quando reconhecemos que o poder não está em nós é que encontramos a força na graça de Deus. O assunto é tão claro que Paulo ainda tem a audácia de se regozijar nas fraquezas, tribulações, necessidades, tribulações... enfim, nossa fé é coisa de maluco. Na fraqueza, somos fortes! Pessoal, Deus vai na frente dos cansados, incompetentes e fracassados em potencial. E na caminhada, evidencia nesse grupo de “malucos” a sua força. E assim, toda a honra e glória sempre ao nome dEle! Tá cansado?! “A nível de” cristianismo, é em Cristo que encontramos nossa força. E aí dizemos, quando sou fraco é que sou forte.

“A nível de”

3 comentários:

  1. Ah! EU TÔ MALUCA! AH! EU TÔ MALUCA! RSRSRS
    Sou fraca, incompetente, cansada mas feliz porque tenho um Senhor e Rei que me da força por meio de sua graça.
    É bom trazer isso a memória.

    ResponderExcluir
  2. "A alegria do Senhor é a nossa força"
    Que possamos viver uma vida que alegre o coração do nosso Deus!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Quão insondáveis são os seus juízos"
    "Quão inescrutáveis,os seus caminhos!"
    Devemos admitir humildemente que os caminhos de DEUS...estradas...veredas...que ELE escolhe para cumprir seus propósitos, jamais serão entendidos por nós...ou sei lá....é muito difícil que a gente consiga compreender.
    São os caminhos do SENHOR e não os nossos caminhos...e as decisões são DELE e devemos descansar nelas...mesmo sem entender.
    "Deus meu pai de amor e misericórdia,ajuda-nos a ter um coração humilde e contente com quaisquer que sejam as dificuldades que estivermos passando,pois sabemos que tudo está no SEU controle .
    EM nome de seu filho JESUS agradeço"
    Amém
    ligia

    ResponderExcluir