Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2009

O que você vai fazer domingo?

Amanhã é domingo. Para alguns, é dia de ir à igreja. Mas pare e pense um pouco...

...por que você vai à igreja?

Respostas comuns e clichês, “Para adorar a Deus”, “para estudar a Bíblia”, “para ter comunhão” (mesmo não tendo a mínima idéia do que seja isso)... ou lá no fundo, “para conversar com Fulano”, “para ver Siclana” ou ainda “porque eu TENHO que ir” (papai mandô e mamãe concordô).

Enquanto você pensa porque vai à igreja, leia essa passagem e um dos propósitos pelos quais nos reunimos como igreja:

“23. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. 24. E consideremos uns aos outros para nos incentivamos ao amor e às boas obras. 25. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10.23-25)

O versículo 23 nos chama ao apego à esperança que temos: livre acesso a Deus com corações purificados por água pura (veja o contexto nos versículos anteriores, 19-22). Essa esperança não é uma referência a uma possibilidade do que pode ou não acontecer, mas uma certeza de algo real com efeitos presentes. Ela é real porque quem prometeu é fiel, Deus. Nossa certeza está baseada no perfeito caráter de Deus, e não na subjetividade de nossos sentimentos ou ensinos humanos. Deus é fiel, Ele prometeu, então é fato certo!

E é no contexto dessa real esperança que consideramos uns aos outros. Somos um grupo com livre acesso à presença de Deus que deve “pensar, notar e se importar” com o próximo em amor. Nosso convívio diante da presença de Deus deve ser marcado por uma busca ativa em entender o estado de nosso irmão na sua caminhada com Deus. Uma das razões que nos reunimos como igreja é de nos encorajar. Isso é muito mais que bater nas costas de alguém e dizer “Deus abençoe essa semana... força lá!

E por que precisamos de encorajamento? Bom, porque muitas vezes, trocamos a real esperança que temos em Deus pela esperança vazia do mundo. Vivemos uma vida carregada pela maré das circunstâncias sem o coração voltado ao que é real. O resultado é uma vida improdutiva. E pior, as vezes nem nos damos conta disso. A situação fica crítica.

Então, que tal adotar a postura de “provocar” seus irmãos à prática do serviço cristão e a uma vida de santidade? “Mas daí eu vou ser o cara chato do grupo!” Seguinte, veja o que o autor de Hebreus colocou no final da passagem... “ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” Jesus vai voltar e essa é razão suficiente para nos encorajarmos!

Ainda não convencido? Vamos seguir lendo a passagem...

“26. Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27. mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que conumirá os inimigos de Deus.” (Hebreus 10.26, 27)

O assunto é sério e urgente! Pode ser que alguém sentado ao seu lado durante o culto necessite de um “puxão de orelha” em amor para viver uma vida de santidade. Pare de falar de futebol e considere o camarada em amor! O caminho que ele está seguindo pode ser de destruição.

Longe de mim colocar pavor em cristão genuíno. Mas longe de mim deixar de alertar quem está dentro de uma casa pegando fogo! Nesse domingo, encoraje alguém a andar perto do Senhor e esteja atento aos alertas de irmãos que já entenderam um dos propósitos de nossa reunião!

Um bom domingo a todos...

“A nível de”

Um comentário:

  1. Pois é...sou essa que precisa sempre levar uns puxões de orelha...aiaia...
    Mas louvo a DEUS pelos meus amados irmãos que nunca se cansam de demonstrar seu amor por mim...
    Dói a orelha...mas sei que é amor..
    Estar junto deles e aceitar humildemente os puxões de orelha, me fazem sempre crescer em direção ao meu PAI!
    "DEUS querido, quero aqui agradecer por ter me dado uma igreja tão amorosa e irmãos tão comprometidos com SUA palavra,obrigada DEUS...tenho certeza que não mereço esse presente.Cuide dos meus irmãos SENHOR!"
    por seu santo filho agradeço por tudo oque tens feito nas nossas vidas .
    Amém

    ResponderExcluir