Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"as 4 Marias e seus princípios" (as perguntas da Maria 4)

Maria 4 é Maria 3. Na verdade, Maria 4 é Maria 3 alguns meses mais velha. Bom, para evitar confusão, vamos chamá-la apenas de Maria. E se você ainda não entendeu nada dessa história de Maria 3, Maria 4, etc, deixe-me explicar. Estamos no meio de uma mini-série chamada “as 4 Marias e seus princípios.” Cada uma das 4 histórias da mini-série faz referência a uma personagem chamada Maria (1, 2, 3 e 4) e suas lutas para aplicar os princípios da liberdade cristã. E hoje, eu gostaria de criar uma situação baseada na história da Maria 3. Portanto, se você não lembra direito da história (ou nunca leu), releia antes de seguir, isso pode ajudar bastante no entendimento de como iremos aplicar o princípio #4 do exercício da liberdade cristã.

[continuando...]

Maria cresceu bastante durante os últimos meses. A dúvida sobre ingressar ou não no programa de revendas da empresa exercitou sua fé e compreensão bíblica sobre o exercício da liberdade cristã. Num primeiro momento, Maria teve muitas dúvidas se deveria ou não tomar esse passo. Então, baseada no “princípio da espera”, ela tomou a decisão de esperar por algum tempo para pensar melhor sobre o assunto, deixar Deus sondar suas motivações e lidar com sua consciência. Sua amiga seguiu em frente e tem ido bem na revenda dos produtos. Por um tempo, Maria confessa que passou por um período em que julgava (e condenava) muito sua amiga. Mas, com a ajuda de companheiras fiéis que a desafiaram a pensar biblicamente (Romanos 14 e 1 Coríntios 8), Maria passou a apreciar melhor a liberdade que tem em Cristo. Ela também entendeu melhor como a perspectiva da cruz muda suas avaliações e motivações. Aos poucos, passou a demonstrar genuíno amor e respeito pela decisão de sua amiga. Então, sua fé se solidificou de tal forma que Maria poderia dizer honestamente que não teria problema algum em ingressar no programa de revendas. Sua consciência ficaria tranqüila.

Bom, não demorou muito para que a mesma empresa reabrisse vagas para o programa de revendas. Maria ficou entusiasmada! Entrou no site da empresa, solicitou formulários e começou a juntar as informações necessárias para tornar-se revendedora. Já na semana seguinte, catálogos e materiais de propaganda chegaram pelo correio. Com grande entusiasmo, Maria começou a ler e estudar o material na mesa da cozinha.

Então, sua mãe entra na cozinha, abre a geladeira e mal repara que Maria está com os olhos fixos num catálogo. “Oi Maria, como foi na faculdade hoje?” Com uma caixa de ovos na mão, a mãe iniste, “Alô... tem alguém aí? Como foi na faculdade?” E finalmente olhando para tudo o que há em cima da mesa, a mãe de Maria pergunta, “O que é isso?” Maria explica o material com os olhos brilhando. E o semblante de sua mãe cai... “Maria, essa não é a empresa que destina parte de suas receitas para magia negra? Simplesmente não acredito que você ainda está insistindo nisso! Eu pensei que isso já era assunto encerrado aqui nessa casa!”

Maria tenta explicar, mas sua mãe insiste que sua vida agora é diferente e não deveria tomar parte nisso. A conversa não terminou bem e durante o restante do dia, o clima ficou pesado entre as duas. Maria simplesmente não acreditava, “Como que depois de tanto estudo e oração eu poderia deixar essa oportunidade escapar?

Com base no princípio #4, como você ajudaria Maria 4 (que também é Maria 3, J)?

Mande suas sugestões nos comentários desse post e amanhã, se Deus quiser, postamos nossos comentários para Maria.

“A nível de”

Um comentário:

  1. Acredito que o correto sería a Maria 3-4 conversar com sua mãe a respeito do princípio #3... e explicar o que a fez mudar de idéia... caso sua mãe não entenda ela deve voltar atrás e não aceitar o tal emprego, para que Maria 3-4 não caia no princípio #4, ofendendo a consciência de sua mãe.
    Precisamos constantemente exercitarmos nossa fé em Cristo porque esses "vai-não-vai" nos deixam muitas vezes ansiosos e frustrados.
    Principalmente quando se trata de oportunidades de emprego, relacionamentos, viagens, faculdade, etc...
    Abraços,
    Hutu

    ResponderExcluir