Páginas

domingo, 10 de janeiro de 2010

Se Ele ouve, por que você não ora?

Por diversas razões, tenho pensado bastante na oração ultimamente. A Palavra de Deus fala muito sobre uma das práticas mais importantes de nossa comunhão com Deus, mas que ainda é tão esquecida ou mal compreendida pela maioria (eu me incluo nesse grupo). Passagens da Palavra de Deus ensinam a orar, descrevem homens de oração em suas batalhas de fé e os Evangelhos não se calam para falar da vida de oração de Jesus, nosso Mestre. Mas por que ainda lutamos tanto em orar? Por que ainda é tão anormal viver a doce comunhão da intimidade com Deus? Por que não vivemos marcados pela oração e pela meditação na Palavra? Onde estão os “George Mullers” de hoje? Acho que a resposta teológica mais breve e genérica para essas perguntas é que nossa carne tende naturalmente a não gostar de Deus. É triste e chocante, mas é verdade. Fomos criados para estar com Deus, mas o pecado transformou radicalmente o projeto divino original. Como conseqüência, passamos a amar o pecado e a inércia espiritual.

Graças a Deus, fomos transformados por Cristo. Seu amor nos alcançou, tirou nosso coração de pedra e nos deu vida. Porém, a luta continua companheiro! Nossa carne ainda está habituada ao pecado. Somos livres do poder da escravidão do pecado, mas ainda estamos habituados a fazer aquilo que mais devemos repudiar (Rm 5-8). Ah... esse conflito entre “o que deve ser” e “o que é” gera no cristão um anseio pelo que nos aguarda nos céus. Até lá, devemos ser gratos a Deus pelas lições que Ele nos ensina nessa jornada.

Uma dessas lições é que Deus ouve e responde orações. Simples e profunda, essa realidade deve transformar nossas orações (ou falta de). Pare e pense nisso. “Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, ele me responde” (Salmo 120.1). O salmista ora em sua angústia porque Ele crê que Deus ouve e responde. Então, uma das razões pelas quais oramos é porque sabemos que Deus responde nossas orações. Agora, se confessamos que Ele responde orações, por que não oramos? Alguém uma vez disse que você só acredita nas passagens bíblicas que vive; e eu concordo. Sendo assim, talvez não oramos como deveíamos porque não cremos o tanto quanto dizemos. Isso beira um estado de “ateísmo prático”, em direto conflito com as confissões de nossos lábios. Em outras palavras, existe um abismo entre nossas palavras e nossas práticas que precisa ser tapado pelo arrependimento. Na prática, devemos confessar nossa falta de prazer em estar com Deus (1 Jo 1.9) e começar a buscar a Deus juntamente com o salmista do Salmo 63, “a minha alma tem sede de ti.

Não se esqueça, somos livres do poder do pecado, mas ainda habituados na prática do pecado. Lembre-se, vivemos um processo de santificação progressiva. Espero que isso nos conforte em meio à angústia de não viver o que deveríamos. E que isso também nos exorte contra a inércia espiritual, dizendo que cremos na oração e não oramos. Agora, vá orar porque Deus ouve e responde!

“A nível de”

8 comentários:

  1. Ola Sacha,


    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Danilo,
    Obrigado por sua visita e incentivo. Vou dar um pulo lá no seu blog depois.
    Abraço,
    Sacha

    ResponderExcluir
  3. Olá Sacha, graça e paz seja contigo!
    Meu irmão, venho fazer um convite, a ter sua preciosa opinião em uma temática
    Que vem se alastrando em uma forma de câncer, dentro de um conceito malicioso,
    E maligno dentro da blogsphera Cristã nacional, que tem um tema Irmão falando mal de Irmão, gostaria muito de ter sua opinião ou até mesmo sua critica após a leitura do texto no blog Amigo de Cristo.
    Graça e paz sejam contigo e família.
    Cordialmente Amigo de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sacha! Q saudades de vc e da Ana, espero que estejam bem.. e agora com o Pedro, melhor ainda né?
    Gostei mto do blog, já estou lendo alguns posts e este sobre oração eu achei mto interessante, precisava ouvir isso. Obrigada!
    Abraços e fiquem com Deus
    Maira

    ResponderExcluir
  5. Sacha
    Sim oque vc disse é exatamente o que sinto ,quero mas não vivo ."existe um abismo entre as nossas palavras e as nossas práticas"
    Orar orar e orar...certo!Obrigada por falar sobre isso, pois é um assunto que me incomoda,mas que hj ficou um pouco mais claro.
    "Deus querido,obrigada por estar sempre enviando pessoas para que eu possa crescer ."
    por JESUS agradeço muito muito.
    Amém

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberto,
    Obrigado por sua visita. Já visitei seu blog, mas ainda não li com calma o texto e os comentários. Farei isso em breve e deixar algumas impressões (espero que sejam bíblicas).
    Um grande abraço... e sigamos meditando em Sua Palavra.
    Abraço,
    Sacha

    ResponderExcluir
  7. Oi Maira,
    Bom ouvir de você. Obrigado por sua visita e comentário. Sempre que puder, mande sugestões, elas são valiosas para direcionarmos o blog em textos que nos ajudem a caminhar de forma agradável a Deus.
    Um abração,
    Sacha (Ana e Pedro)

    ResponderExcluir
  8. Oi Ligia...
    Orar... orar... e orar... Aqui é a mesma luta. Vamos pensar sobre isso biblicamente, certo?! O desafio é saturar nossos corações com a Palavra para expor as razões pelas quais não vivemos o que deveríamos. É a vida "a nível de" cristianismo. Então, crescemos.
    Amém?
    Um abração... obrigado por suas orações, visitas e comentário.
    Sacha

    ResponderExcluir