Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

As bênçãos do temor do Senhor

[série baseada no livro de Provérbios 1-9]

Dentro do capítulo 2 de Provérbios, vemos uma atitude de busca incessante, dependência completa e obediência à Palavra de Deus que irão render ao sábio o temor do Senhor, o princípio da sabedoria (Pv 1.7). A sabedoria reservada pelo próprio Senhor é quem irá livrá-lo(a) do homem perverso e da mulher imoral. Em outras palavras, o temor do Senhor nos motiva a uma vida de santidade marcada por decisões dentro do caminho de integridade. Mas existe mais. Quais são as bênçãos do temor do Senhor? Como que os sábios são abençoados por andarem nos caminhos do temor do Senhor? E qual o resultado dos perversos? É o que Provérbios 2.20-22 nos ensina:

“20. A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos.” [Gosto demais disso: “a sabedoria o fará...” De forma alguma, isso é sinônimo de uma atitude passiva, inerte ou indiferente para com a sabedoria. Mas é o resultado de quem vive a intensidade dos versículos 1 a 4. A dependência no Senhor irá resultar na sabedoria que o guiará nos caminhos da integridade. Talvez esse conceito fique mais claro quando pensarmos nas implicações de Provérbios 5.21, “O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.” Pare e pense um pouco, você crê mesmo nessa história de Deus onisciente? Onipresente? E como isso impacta sua vida quando sozinho(a)? Você acredita na mentira de que “ninguém está vendo”? Pois é, o temor do Senhor é o princípio da vida de sabedoria. Quando tememos genuinamente ao Senhor, nossas decisões são influenciadas pela realidade de Sua presença constante, examinando nossas decisões e corações. Nada escapa aos olhos do Senhor. O problema é que tememos a opinião de homens mais que a avaliação justa do Senhor. Quando isso acontece, somos pessoas diferentes na presença/ausência de pessoas. O resultado é uma vida inconstante, que falta a integridade que marca a santidade e a sabedoria dos filhos de Deus. Por isso que a expressão “a sabedoria o fará” não serve como desculpa para sua tolice. Puxa, pesado, né?! Na verdade, essa é uma bendita realidade que nos motiva a uma dependência maior. Nos leva a uma busca incessante de nossa fonte de sabedoria, Deus.]

“21. Pois os justos habitarão a terra, e os íntegros nela permanecerão. 22. mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.” [Para entender corretamente esses versículos, temos que lembrar de seu autor humano e seu contexto teológico. Salomão escreve dentro da comunidade de Israel, debaixo de alianças condicionais do tipo obediência/bênção e desobediência/maldição. Era um contexto onde a terra representava a bênção do Senhor sobre Seu povo. Aqueles que desobedeciam eram removidos da bênção da terra e ingressavam numa peregrinação maldita, excluídos de uma comunidade onde quase tudo girava em torno da terra e seu cultivo. O princípio se aplica hoje na medida em que a ordem natural de causa e efeito ainda está em vigor. Obediência aos princípios divinos leva a uma vida abençoada de acordo com a Palavra. Agora, PRESTE MUITA ATENÇÃO, Provérbios não é o único livro de sabedoria. O contexto geral do livro lida com a sabedoria para livrá-lo(a) da calamidade e do caos de decisões insensatas pessoais. O livro não lida com a calamidade e o caos projetados pela provação divina soberana. Por isso que nossa Bíblia tem outros livros como Jó e Eclesiastes. Esses dois nos dão uma idéia mais abrangente do temor do Senhor e a sabedoria divina. “Acidentes” de percurso acontecem na vida do sábio também. Desprezar essa realidade é viver algo parecido com a ‘Teologia da Prosperidade’ ou os conselhos dos amigos de Jó. Entender isso é a chave para entrar no mundo dos salmistas que clamavam por justiça em um mundo cheio de injustiças. Veja o Salmo 10 por exemplo.]

Bom, aqui encerramos o capítulo 2 de Provérbios. Espero que tenha sido o início para crescermos juntos na compreensão da riqueza do temor do Senhor. Que Deus nos ajude a vivermos os versículos 1 a 4, entendermos o temor do Senhor como descrito nos versículos 5 a 11, experimentarmos os livramentos dos versículos 12 a 19 e as bênçãos dos versículos 20 e 21. Longe de nós sermos gente do versículo 22. É possível viver uma vida de sabedoria... e comece a pensar nAquele que viveu essa vida de forma perfeita e encarnou a sabedoria em nosso favor, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

“A nível de”

6 comentários:

  1. Sacha, muito fera poder voltar para esses versículos e entender mais sobre o temor do Senhor e a busca da sabedoria como um estilo de vida. Muitas vezes somos enganados com o pensamento de que "sou temente a Deus e ponto" (achando que não preciso buscá-lo dia-a-dia para me manter temendo a Deus). Passividade não combina com vida cristã! Valeu pelo seu esforço para tornar essas verdades ainda mais práticas! Abração e bons estudos!

    ResponderExcluir
  2. Lauro, você tem razão... me pego nesse auto-engano com mais freqüência que gostaria. Que Deus nos abençoe a crescer numa postura agressiva para desenvolver um coração que O ama por completo, acima de todas as coisas.
    Abração e bons vôos. :)
    Sacha

    ResponderExcluir
  3. Pois é...talvez no ponto que vc tocou sobre "acidentes de percurso" também acontecem na vida do sábio,seja para que a gente perceba que a sabedoria não é adquirida e permanente, mas pode ser frágil.Pois o nosso temor a DEUS ainda é muito influenciado pela nossa natureza humana.
    Bem ainda vou ler mais algumas vzs...(muitas risos...)
    "Meu bondoso PAI, obrigada por estar sempre cuidando de nós,obrigada por dar clareza ao Sacha para que ele nos ensine sobre a sua palavra,e perdoe-nos por muitas vzs não cumprir cegamente oque tem nos sido ensinado,ajuda-nos a ter cada dia mais entendimento e conhecimento sobre o SENHOR."
    Por Jesus...obrigada
    Amém

    ResponderExcluir
  4. Lígia,
    Com certeza, nossos deslizes revelam nossa fragilidade e necessidade. Além do mais, "acidentes de percurso" que estão fora do nosso controle acontecem pela vontade soberana de Deus em nos moldar mais como Cristo. Por exemplo, Jó sofreu o que sofreu não por sua insensatez ou tolice, mas por vontade soberana de Deus em construir algo que Jó ainda não tinha. Deus faz isso na vida dos sábios e justos.
    Enfim, a corrida da sabedoria é uma jornada que só acaba na cidade celestial, até lá... ninguém chegou, e quem pensa que chegou, talvez ainda não tenha começado, certo?!
    Um abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  5. Preciso fazer um trabalho sobre as 7 bencoas de Deus encontradas nos Proverbio 2 e 7 bencaos no proverbio 3. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. viu meu e-mail? Podemos continuar o diálogo através de e-mails: sachamendes@hotmail.com

    ResponderExcluir