Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Crescer é coisa para gente grande

[série baseada em Provérbios 1-9]

O capítulo 4 de Provérbios repete temas já vistos em Provérbios 3 e nos capítulos anteriores. A própria repetição nos ajuda a entender onde devemos colocar nossos esforços para crescer em sabedoria. Porém, a partir do versículo 20, Salomão aborda alguns temas extremamente importantes para quem é sério nessa idéia de crescer. Deixa eu adiantar que crescer em sabedoria é para gente grande. Irônico, né?! Mas à luz da Bíblia, o maduro é justamente aquele que entendeu que precisa crescer. Portanto, temos que nos perguntar, “até que ponto estou disposto a me disciplinar para crescer?” Obviamente, a pergunta pode ser feita debaixo de outra perspectiva, “o que (ou quem) é o meu maior tesouro?”

“v. 20 Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. v. 21 Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, v. 22 pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.” [Já falei que Provérbios faz uso da repetição, né?! O livro nos chama atenção, repete temas e coloca ênfases naquilo que não podemos deixar de viver. Nesses três versículos, Salomão parece enfatizar o seguinte, “Você entende que seguir o conselho divino é assunto sério, assunto de vida ou morte?” Sem exagero, é exatamente isso que Provérbios fala do começo ao fim. Uma vida de sabedoria não é marcada somente por boas decisões no campo ordinário. A vida sábia é marcada por decisões piedosas no campo extraordinário da vida também. O sábio reflete a verdadeira espiritualidade interna em suas decisões externas. Suas sábias decisões refletem o foco no que é mais importante e eterno. Da mesma forma, decisões insensatas são reflexo de uma espiritualidade deficiente e incapaz de enxergar conseqüências a longo prazo. Os tolos vivem para o prazer de hoje e agora, não para o gozo eterno do amanhã. Tanto sábios como os tolos traçam seus caminhos como resultados da condição de seus corações. Por isso...]

“v. 23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” [É aqui que somos lembrados que Provérbios não é mais uma lista de “podes” e “não podes”. Somos chamados a aplicar a sabedoria ao coração, seu centro de controle. Guardar o coração não é um conceito abstrato e perdido no tempo e espaço. Essa é uma tarefa de gente que quer crescer e que está séria em crescer na disciplina necessária para viver uma vida sábia. Os próximos versículos nos orientam em como fazer isso.]

“v. 24 Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.” [De forma simples, a qualidade de seu coração está intimamente ligada com a qualidade de sua língua. Tão simples como isso, esse conceito nos ajuda a entender que não existe verdadeira espiritualidade sem o uso correto da língua. Constantemente, somos lembrados disso em Provérbios e em tantas outras passagens da Palavra de Deus (Mateus 12.34, 35; Efésios 4.25-32; Tiago 1.26; 3.1-12). Sendo assim, a língua é a saída da alma. Guarde bem a saída de sua alma e fuja daqueles que desprezam esse tipo de instrução.]

“v. 25 Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.” [O versículo 24 nos instrui a guardar a saída da alma, a língua. Aqui, Salomão parece nos exortar a guardar a entrada da alma. Guarde seus olhos. O sentido aqui não é tanto para o que você anda assistindo na Tevê, embora poderíamos trazer inúmeras aplicações nesse sentido também. Porém, a idéia desse versículo está mais relacionada com os objetivos e o rumo que estamos dando para nossas vidas. Para onde você está indo? Olhe para o objetivo final da vida do sábio: o céu. Os valores celestiais devem orientar nossa vida aqui e agora. Quando isso é verdade em sua vida, você vai estar menos propenso a perder tempo com aquilo que não tem valor eterno. Isso é uma atitude de gente grande.]

“v. 26 Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.” [Pondere por onde você anda. Verifique se seus passos estão seguros. A caminhada aqui não é literal e o versículo não é uma exortação para você amarrar os sapatos. Estamos lidando com uma metáfora. A vida e suas decisões são como uma caminhada, certifique-se que você está dando passos orientados pela Palavra de Deus. Você perde tempo no que é fútil? Obviamente, isso não significa abandonar a escola e ou trabalho para viver nas montanhas. Mas para onde você orienta seus objetivos? O que está no centro de suas decisões? Qual é sua prioridade ao escolher um trabalho? Simplesmente quem pagar melhor tá levando?! Ou ainda, você que é solteiro(a), o que te atrai ao pensar na idéia de casamento? Valores eternos ou a cultura do BBB? Veja bem por onde anda...]

“v. 27 Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.” [Certamente, esse versículo não tem qualquer idéia política. Novamente, o versículo carrega a metáfora da caminhada. Nem a direita nem a esquerda são o caminho correto. A segunda metade explica que ambos estão errados, tire seus pés da maldade. O sábio está focado em sua jornada para os céus, nenhuma distração dessa vida irá tirar o sábio da vontade de Deus, que é viver debaixo da obediência da Palavra de Deus. “O livro de Provérbios ensina o objetivo e o caminho. O objetivo é uma vida bem sucedida e o caminho é uma vida de sabedoria.” – Robert L. Alden]

Diante disso, vemos que a vida de sabedoria exige disciplina pessoal. Existe uma diferença entre querer crescer e de fato crescer. Os imaturos vivem desejando crescer. São crianças que apenas sonham sobre o que querem ser quando crescer: “um dia eu quero ser fiel”; mas não estão dispostos a sacrificar amizades da maldade para guardar a saída da alma. São crianças e fazem birra quando sonhos terrenos não são realizados. Vivem como se soubessem mais que o “Dono” do Caminho da Sabedoria. Por outro lado, os sábios são aqueles que entenderam seu estado de necessidade por instrução. Os sábios são aqueles que crescem na disciplina necessária para viver no caminho da sabedoria. São aqueles que fazem os sacrifícios nessários para adquirir sabedoria, mesmo que isso custe a “felicidade” do mundo. E, quando estes se tornam sábios, não se orgulham disso. Eles dão glória Àquele que é a personificação da sabedoria, Jesus Cristo. Ele é a nossa fonte inesgotável de uma vida santa e sábia. Vamos crescer em sabedoria e santidade. Para a honra e glória dEle.

“A nível de”

4 comentários:

  1. Muito bom esse ensino Sacha , muito bom mesmo!
    Lendo e relendo a gente vai se vendo no
    dia a dia ,se prometendo disciplina, e não cumprindo, nas pequenas coisas.(que dirá o meu PAI nas grandes?)
    Ao ler , sinto mais vontade de retomar várias propostas para me disciplinar.Obrigada!
    "Amado Pai de bondade,Pai de carinho, Pai de amor,Pai que quer me ajudar a percorrer o caminho do bem,perdõe-me por muitas vezes faltar aos compromissos que prometi ao SENHOR.Ajuda-me a estar cada dia mais próximo do SENHOR."
    Pelo meu amado Jesus.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. "Há uma diferença entre desejar crescer e crescer", a palavra disciplina, racionalizar nossas atitudes (listen to your heart - em solo), nunca veio tão forte na luta cristã!!!! Deus continue te usando Sacha!!!
    tetê

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Tetê. Lembre-se disciplina não é contrária à graça... Aliás, é a graça de Deus que nos ensina a dizer não ao pecado e sim para Cristo (Tito 2.11-14).
    Abração,

    ResponderExcluir