Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O temor do Senhor em ação

[série baseada no livro de Provérbios 1-9]

As atitudes descritas em Provérbios 2.1-4 trazem resultados práticos e intimamente ligados com a ação do temor do Senhor. Já vimos no post anterior que o temor do Senhor é um conhecimento de grande impacto na vida de quem o adquire. O versículo 5 resume os resultados da atitude dos versículos 1 a 4 em: (a) o entendimento do temor do Senhor e (b) o encontro do conhecimento de Deus; “então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.” Ou seja:

a) O temor do Senhor é fruto do entendimento de quem somos diante de quem Deus é, resultando em uma postura prática adequada. Possuir o temor do Senhor é abraçar a realidade dos fatos. Deus é o Criador do mundo que vivemos e da ordem de tudo [“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas.” – Salmo 24.1, 2]. Ele sabe como tudo funciona e temê-lO e reconhecê-lO é abraçar a realidade como ela é. Em resumo, quando você cresce nas atitudes descritas nos versículos 1 a 4, você entenderá a verdadeira realidade dos fatos.

b) O conhecimento de Deus faz referência a um relacionamento pessoal com o Criador. Não se trata de um conhecimento “acadêmico” e frio. Trata-se de um conhecimento que é fruto de um relacionamento vibrante e intímo com Deus, o objetivo final do plano divino para a humanidade. Um dia a Terra se encherá do conhecimento divino (Habacuque 2.14; Isaías 11.9).

Até aqui, notamos que o “agente” de cada uma das atitudes é VOCÊ. Sua parte no processo de ganhar sabedoria é aceitar a Palavra de Deus, guardá-la no coração (Pv 2.1), dar ouvidos à sabedoria, inclinar o coração para o discernimento (Pv 2.2), clamar por entendimento e discernimento (Pv 2.3), procurar a sabedoria e buscá-la como tesouro (Pv 2.4). Então, você entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus (Pv 2.5). Porém, a partir de agora, o “agente” sofre uma mudança brusca. VOCÊ deixa de ser o agente para dar lugar a DEUS! Note os versículos 6 a 8:

6. “Pois o SENHOR é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” [Você deve buscar a sabedoria, mas quem dá a sabedoria é Deus. Se é o Senhor quem dá, Ele assim o faz por causa de Sua graça. A sabedoria que tanto buscamos é um presente da graça divina. Veja bem, nossa diligência é pré-requisito, mas por si só não é eficiente sem a graça divina. Deixa eu dar um exemplo para tentar explicar esse importante conceito. Imagine que alguém está se afogando. Em desespero, grita por socorro. Todas as suas forças estão voltadas para chamar a atenção do salva-vidas. Depois de alguns berros, o salva-vidas escuta o pedido de socorro, mergulha na água e salva o indivíduo. Alguns minutos para recuperar o fôlego e o indivídulo solta a seguinte declaração, “Puxa, eu grito muito bem mesmo. Eu grito tão bem que até me salvei de ser afogado por causa do meu grito.” O que você acha? Loucura, ingratidão ou sem-noção?! Ninguém é salvo do afogamento porque gritou pedindo socorro, mas porque o salva-vidas chegou a tempo. Porém, quem não grita não é escutado pelo salva-vidas. Assim é com a sabedoria, nosso trabalho é clamar, buscar, guardar Sua Palavra, etc. Mas é Deus quem dá a sabedoria. A sabedoria não é uma questão de descobrimento, mas está baseada na revelação divina em Sua Palavra.]

7. “Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade,” [Graças a Deus, a sabedoria que tanto precisamos está reservada para aqueles que vivem as atitudes dos versículos 1 a 4. E, uma vez adquirida, a sabedoria é um escudo para livrar o sábio dos perigos dessa vida. A sabedoria livra aqueles que “andam” em integridade, ou seja, aqueles que fazem da integridade um estilo de vida.]

8. “pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.” [Mesma idéia aqui. A sabedoria de Deus é como uma estrada vigiada. Quando andamos nela, contamos com o refúgio divino e auxílio em meio aos problemas. Existe segurança na obediência e devoção a Deus. No entanto, escolher uma estrada alternativa é decidir pela tolice. Não existe segurança na tolice e na independência.]

Agora pense nos caminhos que tem escolhido. Você tem investido tempo em desenvolver a atitude dos versículos 1 a 4? Lembre-se, são somente nesses versículos que você é o agente. Deus dá sabedoria para aqueles que fazem dessas atitudes um estilo de vida.

“A nível de”

2 comentários:

  1. Bem ...outro dia li o seguinte:"o SENHOR nunca remenda nossas virtudes naturais.ELE refaz o homem todo por dentro."e isso me faz pensar que , se fui refeita, nova criatura sou, então preciso buscar nova "vida" aprendendo sobre a "vida "de JESUS.Como poderei eu ser um "novo homem" se não abrir o caminho para JESUS entrar?E assim ;lendo, ouvindo e colocando em prática as lições deixadas pelo PAI, para que a" nova criatura " em NADA tenha do estilo de vida antigo.
    Nós nunca deveremos ser os mesmos depois da revelação de uma verdade.
    "PAI,sei que é o SENHOR quem dá a sabedoria,me ajuda a estar cada dia mais pertinho de ti ,para que eu possa aprender oque lhe agrada."
    pelo meu SALVADOR.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Amém. E não devemos esquecer que a mudança é progressiva... sempre crescendo.
    "Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus." (Fl 3.12)

    ResponderExcluir