Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aprisco de almas e corpo ajustado

O que é a igreja? Quando você diz que faz parte de uma igreja, o que você está falando ou pensando? O que devemos fazer como parte da igreja? Ou em outras palavras, o que devemos esperar dela? Eu não pretendo responder essas perguntas com algum tipo de definição teológica do último livro que li. Tampouco pretendo revolucionar a doutrina histórica da igreja com algum pensamento dito inovador (ou melhor, marketeiro). Porém, quero abordar essas perguntas com uma definição descritiva da igreja. Eu gostaria de refletir com vocês o papel da igreja como comunidade de cristãos. Note bem, não estou simplesmente definindo a igreja como um “conjunto de crentes,” mas quero convidá-lo(a) a entender a dinâmica da igreja como um “aprisco de almas.” Portanto, para nossos propósitos nesse texto, pense na igreja como um “aprisco de almas”, onde todos são guiados pelo bom Pastor e buscando refúgio contra os lobos do pecado.

Descrevendo a unidade do corpo de Cristo, o apóstolo Paulo nos ensina um pouco mais sobre a dinâmica desse aprisco. Usando a figura do corpo e seus membros, o apóstolo Paulo nos ensina que dentro da comunidade de cristãos, o aprisco das almas, existem ovelhas com dons e talentos que têm o propósito de nos levar à maturidade (Efésios 4.11-16). Ou seja, são ovelhas ajudando ovelhas. Cada membro do corpo de Cristo tem um papel importante no ajuste do todo e de suas partes também. É justamente esse ajuste que nos guarda dos perigos que buscam atacar o “aprisco de almas.” Note bem, “O propósito [dos dons] é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” (Efésios 4.14) Portanto, viver fora do aprisco é um perigo. Aliás, eu deveria enfatizar que viver fora do estilo de vida do aprisco é muito perigoso. Quando resolvemos viver de forma isolada, negamos o ajuste de outras pessoas em áreas que carecemos e somos negligentes para com nossas obrigações de ovelhas. Deixamos de amar e perdemos os benefícios do amor.

E qual deve ser a atitude de gente que vive no aprisco das almas? “v. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. V. 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4.15, 16)

Isso é um corpo saudável. Isso é um aprisco de almas que funciona. Quando os membros da igreja estão engajados a desenvolver seus dons e usá-los, quando suas conversas e relacionamentos estão centrados na Palavra de Deus e quando estão incentivando um ao outro a crescerem em um relacionamento genuíno e vibrante com Cristo, o corpo cresce unido e maduro. Quando as ovelhas estão crescendo, o aprisco se torna mais bonito e forte. E Cristo é glorificado!

Agora, pare e pense um pouco nas implicações dessa dinâmica. Pare e reflita sobre como essas imagens nos ajudam a entender a dinâmica de relacionamentos no contexto da igreja. O que você deve fazer como parte dessa comunidade? Quando foi a última vez que você planejou uma conversa séria com algum irmão? Quando você se dispôs a caminhar com alguém que estava fraco e desencorajado? Você se lembra da última vez que ligou para alguém simplesmente para saber REALMENTE como ela está? Como você tem usado seus dons e talentos na tarefa de contruir a igreja como corpo maduro? Não pense que isso é tarefa do pastor vocacionado da sua igreja, essa é sua tarefa também! Você está ou não está no aprisco? Você é membro ou não é membro do corpo? Então, siga a verdade em amor. Espero que você seja peça atuante para mostrar a unidade de Cristo em sua igreja.

“A nível de”

4 comentários:

  1. Ótimo assunto Sacha.
    Perfeito!
    Acho que precisamos ouvir muuuuuuito sobre nosso comportamento,pois as vzs colocamos a nossa"alma" apenas como pedinte e necessitada, esquecendo que nosso dever é suportar(dar suporte)as "almas" dos
    irmãos.
    COMO?Agindo ,orando,estando atento,e realmente colocando o amor em exercício.
    Adorei o texto...preciso dele muuuuito!
    "DEUS querido,agradecemos imensamente pelo seu grande amor por nós e pedimos que o SENHOR nos ajude a amar aos irmãos da mesma forma que o SENHOR nos ama."
    Pelo meu amado Jesus agradeço.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Oi Lígia,
    viver dentro do aprisco nos chama a viver além de nós mesmos, né?! Amar ao próximo e não a nós mesmos... colocar o interesse do próximo acima dos nossos. Só Jesus mesmo para nos ajudar nessa tarefa...
    Obrigado por suas palavras e orações.
    Sacha

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão em Cristo e grande amigo Sacha.

    Excelente o estudo acima.

    Continue firme sempre servindo a Cristo, nosso

    Salvador e Senhor. A ELE pois toda honra e

    glória.

    Tenho orado muito por você, sua família e seu

    ministério.

    Grande abraço

    Esdras Ximenes Maia

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Esdras pelas orações e incentivo... que Deus nos ajude sempre a crescer como corpo ajustado!
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir