Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O temor do Senhor em ação (Parte 2)

[série baseada no livro de Provérbios 1-9]

Provérbios 2.5 descreve a ação do temor do Senhor em termos do nosso relacionamento com Deus. Provérbios 2.9 descreve a ação do temor do Senhor nos termos éticos da sabedoria: “então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem.”

De uma certa forma, uma comparação entre os versículos 5-8 e 9-11 mostra o relacionamento íntimo entre a sabedoria e o temor do Senhor. Quando procuramos a Deus, encontramos a verdadeira sabedoria. Quando buscamos a sabedoria, encontramos a Deus. O ciclo acontece porque Deus é a fonte da verdadeira sabedoria. Não tem como crescermos em sabedoria sem um relacionamento genuíno e íntimo com o Criador. Nele está a sabedoria (Jó 12.13). Portanto, a vida sábia é uma vida santa, onde o prazer da sabedoria é descoberto na habitação da presença do Senhor (Sl 16.11).

E agora, o capítulo 2 aponta duas áreas que o temor do Senhor irá nos proteger. Quando bem entendidas e aplicadas, vemos que o temor do Senhor nos livra de todo o mal. Aliás, odiar o mal faz parte do temor do Senhor (Pv 8.13):

a) a sabedoria o livrará do homem mau (Pv 2.12-15). Más companhias, língua mentirosa, gente traiçoeira, influência perversa, etc... a sabedoria de Deus irá livrá-lo(a) de gente assim. São pessoas que decidiram pelo caminho da dor e da destruição. Veja o versículos 13 para uma descrição precisa desse tipo de gente: “que abandonam as veredas retas para andarem por caminhos de trevas.” São pessoas que têm o prazer em fazer o mal, que escolheram o caminho errado porque confiam em sua própria “sabedoria”, ao invés de obedecer a Palavra de Deus. Uma atitude diligente em buscar mais de Deus irá levá-lo(a) a entender o temor do Senhor. A ação do temor irá livrá-lo(a) do homem mau e seus caminhos perversos.

b) a sabedoria o livrará da mulher imoral (Pv 2.16-19). Os versículos não se aplicam somente ao público masculino, mas também às mulheres (nesse caso, “a sabedoria a livrará do homem imoral”). A imoralidade é personificada em uma mulher de lábios mentirosos. Uma mulher que engana com suas palavras, seduzindo o tolo para o caminho da destruição. O que muita gente não entende é que o problema do engano é que ele engana. O que parece óbvio é na realidade o alerta mais importante sobre o engano. Se não enganasse, não seria perigoso. Mas o problema é que quem é enganado não está ciente disso. É a história do sapinho dentro da chaleira em cima do fogo. No começo, o animal de sangue frio não percebe o perigo, pois a água está fria e ele também. Aos poucos, a temperatura da água vai subindo e o sapo não percebe, mas seu sangue acompanha a temperatura. Até que é tarde demais. O sapo morre e nem sabe do quê. O engano do pecado é assim. O tolo não enxerga o perigo, não existe o alerta do temor do Senhor e tudo segue aparentemente bem. “Ninguém vai saber.” Isso é loucura! A sabedoria abre nossos olhos para enxergar as conseqüências a longo prazo do pecado. Então, vemos que o prazer temporário do pecado não anula as destruidoras conseqüências do pecado. “A mulher imoral se dirige para a morte, que é a sua casa, e os seus caminhos levam às sombras. Os que a procuram jamais voltarão, nem tornarão a encontrar as veredas da vida.” (Provérbios 2.18, 19)

É minha convicção pessoal (e acredito que bíblica) que quando conhecemos mais de Deus e cultivamos um relacionamento genuíno com Ele, passamos a amar o que Ele ama e a odiar o que Ele odeia. Veja a intensidade do ódio ao pecado que Davi manifesta no Salmo 101. Como o exemplo de Davi, busque a Deus em seus pensamentos, faça dEle o seu maior tesouro, direcione seu desejo para a Sua perfeita vontade, cultive suas afeições para o que Deus ama e seu ódio para aquilo que Deus odeia. Enfim, tema a Deus e seja sábio.

“A nível de”

3 comentários:

  1. EBAAAAAAAAAAAAA!!!
    Já estava sentindo muita falta!
    Um ano cheio da presença de JESUS em suas vidas.!
    Qto ao texto;
    Estar aqui lendo o seu blog,é uma das minhas buscas para uma vida santa.Afinal isso me ensina e me coloca mais próxima de DEUS.Quanto a prática,todos os dias tenho a certeza que preciso e quero dar graças em tudo,e que tudo tudo coopera para o bem daqueles que amam a DEUS,então me agarro nisso para que não desanime e venha a pecar.Sei que meu PAI sabe o por que de tudo,e a mim resta obedecer e seguir os seus ensinamentos,assim aprenderei a temê-lo.!
    "Pai amado tenha misericórdia de nós.!"
    em nome de seu santo filho Jeus
    Agradeço e peço.
    Amém!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lígia...
    Sempre bom ouvir notícias suas. Espero e oro para que os textos continuem a edificá-la e ajudá-la em sua caminhada. Todos nós estamos na mesma jornada.
    E... um feliz 2010 para você também.
    Um abração nosso...
    Sacha, Ana e Pedro

    ResponderExcluir
  3. Eh isso ae, Sacha! Bota pra quebrar mesmo!
    Fernando

    ResponderExcluir