Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Você, dinheiro, fama e Provérbios 3

[série baseada no livro de Provérbios 1-9]

Você já parou para pensar nas perguntas que ouvimos ao nosso redor: “Quem quer dinheiroooooo?” “Quem quer ser o próximo BBB?” “Quem está na final de ‘Ídolos’?” E tantas outras perguntas que refletem a obsessão dos nossos dias por dinheiro e fama. E qual a resposta dos “crentes”? Basicamente, são duas. Alguns resolveram dar e viver exatamente o que o povo quer. São programas de televisão que jogam um linguajar de “crente”, colocam um pouco mais de roupa nos apresentadores e é suficiente para dar ao povo o que eles querem sem perder a “bênção” de Deus. Por outro lado, tem aqueles que negam que a Bíblia tem qualquer coisa positiva para dizer sobre dinheiro e fama. Ambos os extremos são desnecessários quando entendemos que a Bíblia trata dos dois assuntos. Provérbios 3 é uma das passagens bíblicas que lidam com esses dois tópicos. O texto continua descrevendo os conselhos da Sabedoria e não só redefine prosperidade e fama, mas também nos instrui de como usufruir de ambas. Os versículos desse capítulo misturam instruções para nossa obediência, as verdadeiras bênçãos de um andar em integridade e a capacidade da sabedoria em cumprir o que promete dar. Veja lá:

“V. 1 Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,” [Deixa eu te fazer uma pergunta? O que o seu pastor pregou no último domingo e o que você aprendeu? Hmmm... e 1 mês atrás, o que você aprendeu? 2 meses?... 1 ano atrás? Bom, talvez nem o pastor lembre. Mas o ponto que quero fazer é que temos a incrível capacidade de esquecer dos mandamentos do Senhor. Por isso, somos freqüentemente exortados no livro de Provérbios a não esquecer da lei do Senhor. Guarde sempre os mandamentos do Senhor no seu coração. Hoje você anda na sabedoria, mas o que garante sua fidelidade no amanhã é a perseverança na Palavra de Deus. Note, “Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento” – Provérbios 19.27. Então, parou de ouvir, parou de crescer e, infelizmente, começou o retrocesso espiritual. Não se esqueça... não se esqueça... e, não se esqueça da lei do Senhor. Não há limites para conhecer mais de Deus e de Sua Palavra.]

“V. 2 pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” [Sim, os mandamentos de Deus lhe darão longevidade, prosperidade e paz. Outra obsessão dos nossos dias: vida longa. Está aí. Guarde a Palavra de Deus. Provérbios trata a sabedoria como a habilidade de viver o mundo de Deus de acordo com a ordem de Deus. Se você está vivendo uma vida sábia, a probabilidade de experimentar resultados caóticos de decisões tolas é bem pequena. Mais uma vez, NÃO SE ESQUEÇA que Provérbios NÃO É O ÚNICO LIVRO DE SABEDORIA. Em Sua soberana sabedoria, Deus pode ministrar dor e sofrimento na vida do sábio (veja o exemplo de Jó). Deus está sempre pronto para sacrificar nossa felicidade terrena e temporária para produzir em nós alegria eterna. O que estamos lidando aqui está relacionado com as regras gerais de como o mundo funciona. Então, a sabedoria irá livrá-lo(a) de uma vida encurtada por doenças físicas por causa de um estilo de vida pecaminoso, de conflitos referentes a relacionamentos quebrados pelo adultério, da pobreza que acompanha a bebedice, etc.]

“V. 3 Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os ao redor do seu pescoço.” [Mais uma vez, Salomão enfatiza a importância de guardar os mandamentos de Deus e Suas virtudes no coração.]

“V. 4 Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.” [Fama com papparazis e com toda a pompa da vaidade? Não! O que temos aqui é melhor. Estamos falando do bom nome que Deus constrói na vida dos sábios, confirmando que Ele se agrada daqueles que andam em integridade. Essa é a bênção de ter um bom nome na praça e desfrutar de bons relacionamentos. O bom nome é construído por Deus.]

Agora, pense... que tipo de prosperidade você busca? E como tem buscado? Fama para quem? Você é conhecido por sua sabedoria ou pelos programas de televisão que assiste? “Provérbios 3 e você, tudo a vê!”

“A nível de”

[Se Deus quiser, amanhã veremos algumas intruções de como desfrutar desse bom nome e da prosperidade que Provérbios menciona.]

5 comentários:

  1. Jesus!!!!
    Dói até!
    "Não disse eu que se creres verás a glória de DEUS?"João 11.40
    O fato que decide as nossas vidas é a TOTAL confiança em DEUS,não é?
    CRER com muita firmeza em DEUS,e ter certeza de que tudo que eu tiver que lutar contra, desenvolverá a minha fé!.
    "SENHOR ajuda-nos a ter sempre o pensamento e o coração em ti meu PAI.Que possamos deixar de lado as coisas que nos são naturais e que venhamos a conseguir ser apenas espirituais."
    Em nome de meu santo SALVADOR eu suplico e agradeço tudo que tem sido feito por nós.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Adoro sua forma de nos transmitir os ensinamentos...como diz o meu Pastor...essa foi na veia!(tem sido aliás...)ai ai ui ui..
    risos..
    obrigada sempre !
    beijos na Ana ,Pedro e na Paty(saudades..)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lígia,
    Verdade... total confiança em Deus é CRUCIAL!!! Prov 3.5, 6.
    Obrigado pelo incentivo e comentários!
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  4. Preciso saber quais as sete bencaos que encontramos em proverbios 2?

    ResponderExcluir
  5. Olá "anônimo"! Ficarei feliz se puder ajudá-lo. Podemos continuar o papo por e-mail: sachamendes@hotmail.com

    fico no aguardo.

    ResponderExcluir