Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que a novela não conta

[série baseada em Provérbios 1-9]

Telenovelas são um grande sucesso no Brasil (e até onde sei, no mundo). São histórias cheias de “ti-ti-ti” que para muitos, “vale a pena ver de novo.” Porém, elas são repletas de engano e meia-verdades. Enfatizam a busca de uma felicidade passageira e oca. Gente desavisada busca sua “alma gêmea” com a única motivação de ser igual ao ídolo da telinha, futilmente feliz. Aos poucos, têm sua cabeça formatada por gente sem compromisso com Deus e Sua Palavra. Esquecem que por trás de cada “passione” do coração humano tem uma “malhação” de conseqüências. Essa história não é nova e muito menos restrito ao “Araguaia.” Provérbios 6.20-35 nos exorta contra as conseqüências de viver uma vida de gratificação imediata, que é a doutrina das telenovelas. Não se engane, o pecado sempre cobra a conta!

Preste atenção a quem você vai dar ouvidos! Provérbios 6.20-21 chama a atenção! A Palavra de Deus diz: “Obedeça... não abandone... a instrução!” E a telenovela: “Seja feliz... siga seu coração... nem que você tenha que passar por cima da instrução!” E agora? Quem você vai ouvir? Ligar a telenovela e beber de sua doutrina irá minar seu coração contra a verdadeira sabedoria. Não se engane, cada capítulo da telenovela é um sermão de gratificação imediata no culto dos tolos.

Existem bênçãos para os que vivem na Palavra! Provérbios 6.22-23 nos conta dos benefícios de ouvir a instrução da Palavra e de construir uma visão bíblica do mundo. “As advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida” e que trazem proteção contra as ciladas vividas nas telenovelas. A proteção da Palavra instrui o sábio a fugir dos falsos elogios da mulher adúltera. Note que a descrição das tentações sexuais não estão relacionadas simplesmente ao visual. O pecado apela para o orgulho dos tolos com os instrumentos dos “falsos elogios” e dos “olhares” que enganam. O tolo cai no pecado sexual atraído pelas promessas da auto-exaltação. Por trás do “ti-ti-ti” de uma vida telenovelística, existe um coração que quer suas “passiones” satisfeitas. Tudo porque mais vale o “eu” exaltado do que Cristo glorificado!

Existem perigos para os que vivem a telenovela! Provérbios 6.24-29 alerta para as conseqüências de uma vida adúltera. Não se engane, assim como colocar fogo nas próprias vestes irá queimá-lo(a), quem se deita com mulher (homem) alheia(o) irá sofrer as conseqüências. Sofrimento esse que é minimazado pelo sermão das telenovelas e ignorado no culto dos tolos. Abra os olhos! Seja sábio e viva na Palavra de Deus. Aquele que comete adultério não tem juízo (Provérbios 6.32), sofrerá vergonha (Provérbios 6.33) e o ciúme do traído (Provérbios 6.34-35). Só que essa parte do pecado a novela não conta. Graças a Deus pela instrução de sua Palavra, que é luz e nos dá sabedoria!

“A nível de”

21 comentários:

  1. Olá Sacha, muito bom o tema.
    tomei a liberdade de colocar o link no orkut.. pois muitas pessoas precisam ler.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa Sacha!! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Desafiador...valeu a pena ler.
    Deus te abençoe!
    Rose

    ResponderExcluir
  4. Ola Sacha que Deus te abençoe muito para vc continuar a nos passar estas mensagens.

    ResponderExcluir
  5. Simplista. Demasiado simplista.

    ResponderExcluir
  6. "A nível de" novela, o "pecado capital" de quem inveja o estilo de vida do mundo, é se esquecer que Deus é atento a tudo e se importa, sim, com o que fazemos e pensamos fora da igreja.

    Agora, a "Sinhá moça" acima (Anônimo), se quiser ler um livro ou comentário sobre o assunto, vai ser bem edificada com considerações mais amplas sobre o assunto. Mas criar "ti ti ti" porque isso é um blog e não uma enciclopédia, é grave.

    "A nível de" crítica, pelo menos de identifique. Ou "a gata comeu" seu nome?

    ResponderExcluir
  7. Excelente Sachaa!! vou repassar. abração pra vcs 3.

    ResponderExcluir
  8. oi
    Sei que essa historia é muito antiga ,pois meu pai nunca deixou que a gente assistisse novelas em casa pq já achava isso ainda numa época em que as novelas ainda não abordavam tantos temas que hoje vemos que são completamentes contra a bíblia abertamente. Acho que muito está nas mãos dos pais em ensinar e mostrar aos filhos o que e porque devemos assistir certos programas, afim de não nos influinciar na nossa vida cristã!

    ResponderExcluir
  9. Achar que tudo o que fazemos na vida tem o estrito propósito de "edificar" é um erro. Nem tudo o que fazemos contribui para que nos tornemos pessoas melhores. Nem novelas, nem determinadas pregações de "igrejas" de hoje em dia. Promover a edificação de pessoas através da bíblia é algo sem dúvida saudável, mas não podemos deturpar o propósito das novelas e outras obras de arte, que não tem propósito de induzir pensamentos e ações. Não só as coisas que vemos em novelas, mas também em filmes e seriados, não são exemplos de uma vida coerente. Mas a vida é assim. A vida da maior parte das pessoas não é um mar de rosas, e muitas vezes nos identificamos com as situações que são encenadas nestas e em outras manifestações artísticas, seja por semelhança de situações em nossas próprias vidas ou de conhecidos nossos. Pensar que trair, mentir, roubar ou banalizar a sexualidade são coisas normais não faz sentido, mas infelizmente estas são as situações da vida real. Se criticamos as novelas, temos que estender nossa crítica a toda manifestação artística que retrate a vida como ela é. Vale ressaltar que, independentemente de novas, filmes, músicas ou livros religiosos, somos completamente responsáveis por nossos pensamentos e ações. Creio que as novelas e manifestações artísticas semelhantes retratam, muitas vezes, as consequencias das atitudes, certas ou erradas, das pessoas.

    Infelizmente vivemos em um tempo em que é preciso prestar atenção em TUDO o que ouvimos. Até pregações, que muitas vezes estão mais propensas a transmitir visões e opiniões pessoais.

    Não gosto de novelas. Meus filmes preferidos não são muito conhecidos pela mídia em geral. Mas, só para sitar um exemplo, creio que a novela "viver a vida", ao mostrar a dura realidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, voltou a atenção de diversas entidades privadas e públicas para este problema. Isto contribuiu com uma melhora na política de inclusão destas pessoas na sociedade, o que produziu uma justiça que tem tudo a ver com o Reino de Deus pregado por Jesus: Cuidar de órfãos, viúvas e estrangeiros.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe ocupar tanto espaço. Não vai se repetir. Vou criar um blog para escrever estas coisas.

    ResponderExcluir
  11. A liberdade de expressão, "democracia" nos acomete a "VIVER A VIDA" e ser "SENHORA DO DESTINO", pois são reflexões como essa que nos faz alertar para onde focar os nossos olhos. A esperança e poder e ter a certeza que para eu viver preciso aprender muito do Senhor e quero buscar dia-a-dia uma vida santa como Jesus, e deixar de fazer "CARAS E BOCAS", ou fazemos como em I Coríntios 11:21,22 embriagando-se de praticas do que o mundanismo nos oferece abertamente sem censura e ainda envergonhando e menosprezando a igreja de Deus. Obrigada Ó Deus por pertencer a uma "GRANDE FAMÍLIA" e poder viver Efésios 4:15,16.

    ResponderExcluir
  12. Vocês realmente acham legal ficar fazendo trocadilhos com os nomes de novelas?? hahaha... é uma competição?? Talves pra decidir quem é "O DONO DO MUNDO" cristão...rsrs

    ResponderExcluir
  13. Olá Sacha...
    Tá aí um bom tema "A Nível De"...Quem é "O DONO DO MUNDO"???? SALMO 50:12

    ResponderExcluir
  14. A todos os leitores do blog, muito obrigado pelo tempo investido em palavras de incentivo e também de sugestões. Os comentários de vocês são fundamentais para o blog crescer em relevância na medida em que caminhamos juntos para viver a vida “a nível de” cristianismo.

    O comentário do “anônimo” traz um alerta importante que eu reconheço não estar adequadamente tratado no artigo. De fato, a crítica e aplicação de Provérbios 6 não devem ser limitadas às novelas, mas também a todos os meios de comunicação e demais aspectos da vida. Eu concordo que o que foi dito sobre as novelas deve-se aplicar a filmes, teatro, blogs, comentários, religiões, pregações... Provérbios 6 traz uma exortação contra um estilo de vida marcado pelo aqui e agora, sem levar em consideração às conseqüências do pecado. Normalmente, as novelas (e outros meios) desconsideram o alerta contra as conseqüências do pecado e trazem um retrato vivo da realidade de nossa sociedade atual. Então, o objetivo do post era expor esse retrato como forma de entretenimento (ou arte). Novelas e qualquer tipo de mídia não são neutros, mas têm poder de influência para induzir pensamentos e ações, como muito bem colocado pelo “anônimo” ao mencionar a repercussão positiva da novela “viver a vida”.
    (continua...)

    ResponderExcluir
  15. No entanto, tenho receio de fazermos uma avaliação das conseqüências para o “reino” sem levar em consideração a santidade do Rei. Quando assim fazemos, caímos num pragmatismo frio e fora da Bíblia - onde o que é válido é avaliado meramente pelo resultado. Quando o ativismo gera resultados parecidos com os do Reino de Jesus, mas não dão glórias ao Rei Jesus, trata-se de boa vontade humana que nada tem a ver com cristianismo. O cristianismo tem Cristo no centro, onde tudo vem dEle, para Ele e promove o nome dEle (Rm 11.36). Na graça comum de Deus, o mal é refreado como manifestação da soberana misericórdia divina, mas isso não é promoção do Reino. Achar o contrário é pragmatismo, não cristianismo.

    Portanto, dentro da cosmovisão cristã, existe o santo e o profano. Qualquer “manifestação de arte” também se enquadra nisso. Dentro da Bíblia, não existe “nu artístico” muito menos “profissional do sexo”. Existe pecado e a exortação de vivermos longe dele. Ainda vivemos no mundo, mas somos chamados a não mais vivermos como pessoas do mundo. Viver a vida sem filtrar o que assistimos, ouvimos e dizemos é viver fora do Reino, sem comunhão com o Rei Jesus.

    Termino citando por completo o versículo que o anônimo fez alusão em seu comentário: “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1.27)

    Cuidado com o pragmatismo que parece cristianismo, mas não é! No Cristianismo verdadeiro, o Reino tem Rei... seu nome é Jesus... e Ele manda!

    ResponderExcluir
  16. E tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de Deus e para nossa edificação... Rm 8.28,29; 1 Co 10.31; 2 Co 5.9... Cl 3.23... enfim, ainda falhamos nesse lado dos céus, mas um dia estaremos livres do pecado e tudo será perfeito! 1 Jo 3.2!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom. Gostei desta abordagem mais abrangente sobre o tema e sobre nossos entretenimentos no geral. Ainda bastante cercado de dogmatismos, mas sem dúvida uma postura um pouco mais humilde. Obrigado por responder meu comentário anônimo.

    Looking forward for new posts.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por sua visita ao blog, disposição em ler os posts e interagir com eles. Aos poucos, espero esclarecer (e abranger) melhor a definição de convicção bíblica e mostrar sua diferença do "dogmatismo cego"!
    Fico no aguardo de seus comentários e respeitoso desafio ao que creio.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de deixar aqui meu comentário , foi bastante rica essa leitura de ambos os comentário e respostas para mim.
    Anonimo , não se desculpe por dar a sua opinião ,afinal estamos juntos aqui para aprender , e queria te dizer que quando as palavras estão escritas , muitas vzs parecerem não ter humildade , ou serem interpretadas conforme o nosso sentimento ao lê-las , então que essa experiência aqui no blog , nos ajude a aprendermos a nos comunicar em palavras ,com todo cuidado em sermos objetivos e não agressivos , por que aqui estamos para aprender e crescer ,e jamais para agredir.
    Obrigada a vcs pelo ensino , coragem e sabedoria ao escrever.
    Deus , ajuda-nos a usar a tua palavra com temor e muito amor , para podermos servi-lo da maneira que o SENHOR quer , pois só por isso estamos aqui , para agradá-lo e glorificá-lo , qualquer outra atitude nossa ,peço perdão meu PAI!
    Em nome de Jesus é que peço
    AMÈM

    ResponderExcluir
  20. A alusão de todos os dizeres me levam a identificar a imperfeição que sou... queremos sempre declarar quem Jesus é, mas declaramos o quanto o "eu" sou. Não houve intenção de agredir ninguém, mesmo tendo o feito. Diante de Deus e a todos leitores peço-lhes perdão. E
    obrigada Sacha sempre pelos textos e estudos...quero continuar aprendendo...Deus continue abençoando neste dom...

    ResponderExcluir