Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um Estudo DO Caso

[série baseada em Provérbios 1-9]

Quem nunca ouviu a história do marido seduzido pela “outra”? Ou então, do meia-idade seduzido pela jovem? Ou ainda da esposa seduzida pelo “outro”? Etc... Gente que parecia com a cabeça no lugar mas que foi levado pela influência do “outro” ou da “outra”! Gente que caiu num caso, aventura e adultério, e nem sabe (sabemos?) o por quê. Provérbios 7 traz um estudo sobre esse “caso”. Esse capítulo disseca o engano do pecado sexual, mostrando como a sabedoria de Deus pode mantê-lo(a) longe dos passos que leva ao caminho da destruição. O capítulo segue o seguinte padrão: palavras de exortação, exemplo (um estudo DE caso), e mais palavras de exortação.

As Exortações de Provérbios 7.1-5 (NVI):

v.1 “Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. V. 2 Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos. V. 3 “Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração.” V. 4 “Diga à sabedoria: ‘Você é minha irmã’, e chame ao entendimento seu parente; V. 5 “eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras.”

Não existe exagero para enfatizar a importância de ouvir à instrução do pai no capítulo 7. Instrução que não se limita aos bons conselhos de um pai ao seu filho, mas trata-se da Palavra de Deus, a Bíblia, conselhos de Deus para Seus filhos. Os verbos usados indicam ações que fazem parte de um estilo de vida. Alguém que vive na Palavra, conhecendo de Deus, obedecendo Seus mandamentos, guardando-os como o tesouro mais importante e precioso. “Aventuras sexuais” (adultério) não são problemas meramente agudos e casuais. São problemas estruturais de uma vida que não conhece, obedece e guarda a Palavra de Deus como o tesouro mais importante da vida. Parte do engano é acreditar que o pecado sexual é desassociado da postura do adúltero com relação à Palavra de Deus. Alguém uma vez disse sabiamente, “a Bíblia irá mantê-lo longe do pecado ou o pecado irá mantê-lo longe da Bíblia.” Não se engane, a queda sexual é resultado de uma vida desassociada da Palavra em algum aspecto. O versículo 5 esclarece esse princípio ao mostrar que são os mandamentos de Deus que irão mantê-lo longe do caminho da mulher adúltera. Em suma, a Verdade de Deus desmascara a mentira do pecado.

Um estudo DE Caso – Provérbios 7.6-23:

Os versículos 6 a 23 trazem um estudo de caso da imoralidade. Salomão escreve como um observador dos caminhos do desavisado até a rede da mulher adúltera. O relato mostra o que caracteriza o imoral e a imoralidade, alertando os leitores ao pecado e exortando-os a uma postura de sábia dependência na Palavra.

a)      O imoral é ingênuo (vv. 6-9)

A descrição do imoral não é seu desejo sexual exagerado, mas alguém que não tem juízo. A questão não é seu nível hormonal ou falta de pudor, mas de discernimento. O imoral é ingênuo e não avalia circunstâncias ou pessoas. É guiado por seus sentimentos e não pela Verdade. Portanto, ele anda no lugar errado (próximo à esquina de certa mulher), na hora errada (era crepúsculo, o entardecer do dia, chegavam as sombras da noite, crescia a escuridão) e em direção à companhia errada (à casa dela).

b)      O(a) adúltero(a) é astuto(a) (vv. 19-21)

O adúltero (sedutor) é astuto e sabe tirar proveito da ingenuidade do imoral (seduzido). Seu caráter falta integridade. Ele é astuto no coração (vv. 10-11) e sabe identificar uma presa fácil. Suas ações são deliberadamente perversas (vv. 13-21). Usa a religião para justificar suas atitudes e chama de bem o mal (v. 14). Aliás, usa todos os recursos possíveis para seduzir o imoral: bajulação (vv. 15-18) e falsas promessas (vv. 19-20).

c)       O imoral é tolo como um boi a caminho do matadouro (vv. 22-23)

O resultado do engano é que o seduzido segue o caminho que leva à morte, destruição. Ele segue como um boi vai ao matadouro, sem saber o que lhe aguarda. Desconhece a sabedoria e por isso acha que seu caminho é inevitável. Hoje, chamam isso de destino, busca por felicidade, etc... a Palavra de Deus chama isso de caminho de morte!

d)      O(a) adúltero(a) é cruel (vv. 22-23)

O adúltero é cruel. Quando sua presa está no matadouro, irá executá-lo com a lança da chantagem, com a espada do divórcio, com o machado da pensão alimentícia, etc. Sem dó, nem piedade. Você que é sábio, escute...

Mais exortações em Provérbios 7.24-30 (NVI):

NÃO DEIXE SEU CORAÇÃO BRINCAR COM OS LIMITES DO PECADO. Pergunta dos tolos: quão longe eu posso ir sem pecar? Pergunta dos sábios: quão longe eu posso ficar do pecado?

“A nível de”

11 comentários:

  1. "A nível de" conselhos, aí estão vários sobre ambos: o imoral e o adúltero. Ótima identificação e qualificação de ambos.

    Melhor ainda para nós que temos que conviver, por vezes, com pessoas assim e, consequentemente, ter o devido cuidado. Para nós, os conselhos são:

    Obedeça, guarde, amarre-os, escreva-os...

    ResponderExcluir
  2. Que Deus tenha misericórdia de nós para não esquecer isso: obedeça, guarde, amarrar... escrever...

    ResponderExcluir
  3. Grande Sacha,

    Obrigado pela análise. Muito bom!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sacha!
    Muito contente estou com o retorno.Obrigada pelo seu ânimo e perseverança para nos ensinar a palavra de DEUS.Tb gostei da "cara nova" do blog , ficou bonita a página.
    Quanto ao ensino , queria perguntar ,qdo aqui a palavra se refere a mulher imoral e leviana em Provérbios 7-5 ,pq especificamente a referência cai sobre a mulher? Em qual contexto isso estaria?
    DEUS querido , ajuda-nos a compreender a grandeza e sabedoria do teu ensino , para que não nos deixemos cair em tentação , mas antes obedecer ao SENHOR.Obrigada Pai amado por tão grande amor por nós , e perdoa-nos pela nossa
    ingenuidade , tolice , astúcia e crueldade.
    Por Jesus eu peço e agradeço mais uma vez.
    Amém

    ResponderExcluir
  5. Certa vez eu li este texto e confesso que me desafiou muito, principalmente porque a descrição do "estudo DE caso" é tão perfeita que me senti dentro da história, ou até mesmo como se fosse o imoral ingênuo. E isso me deu medo e temor. Valeu por me fazer lembrar disso mais uma vez!Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ligia,
    O livro de Provérbios usa constantemente um recurso de personificação da insensatez e da sabedoria como duas mulheres. Tanto nos capítulos 8 e 9, a sabendoria é apresentada como uma mulher também - não existe uma descriminação contra a mulher ou qualquer outro tipo de coisa. Os princípios se aplicam tanto para homens quanto mulheres. É possível termos um homem imoral e leviano agindo como a mulher de Provérbios 7. Vale o alerta de Provérbios 7 para as mulheres não caírem na lábia do homem imoral e leviano...
    Boa pergunta...
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por compartilhar Daniel... que essa mensagem continue a criar em nós o devido temor!
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  8. “a Bíblia irá mantê-lo longe do pecado ou o pecado irá mantê-lo longe da Bíblia.” . Isso me leva a pensar nas pessoas que não conhecem a Cristo ainda, como elas veêm e enxergam todas as histórias e relatos bíblicos que descrevem o pecado como uma coisa ruim para o homen, sem mesmo acreditar no que Deus nos diz atraves da Bíblia. O seu próprio relacionamento com Cristo é quem irá medir a distância entre você e o pecado. E ai.....?? Qual a distância em que você está de Cristo? Tomara que a medida não seja em Km's muito menos em milhas, mas sim em milimetros...........
    Qual a distância que você fala ou demonstra para os pessoas, que você tem em relação a Cristo? Muitas vezes falamos que estamos a milimetros mas na verdade estamos a Km's, sem perceber fazemos com que essas pessoas que não conhecem a Cristo se distanciem da Bíblia e de Deus por causa da nossa falsa vida. Precisamos ser verdadeiros reconhecendo nossa real. condição perante Deus.

    Ass:Tiguelo

    ResponderExcluir
  9. Bem colocado Emerson. Somos representante visíveis do Deus invisível. Para pensarmos: "Como o mundo vê Deus através de você?"
    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. "A nível de" vigilância, é melhor vigiarmos e orarmos para não cairmos em tentação. Que o Senhor nos ajude a guardar Sua palavra bem guardada em nossos corações.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir