Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Curriculum Vitae: Sra. Sabedoria

[série baseada em Provérbios 1-9]

Pare um pouco e pense: A sabedoria de Deus é confiável? Onde ela está? Suas palavras cumprem o que diz? O que dá crédito à sabedoria? O que a sabedoria fez, faz e irá fazer? Perguntas assim precisam de respostas. E nós temos a Resposta. Provérbios 8 responde cada uma dessas perguntas, mostrando como a sabedoria de Deus é confiável e cumpre o que diz. O curriculum vitae da sabedoria é impecável, só um tolo não a “contrataria.”

Informações para contato (8.1-3)

A sabedoria de Deus clama em alta voz. “Ela se encontra em lugares altos, nos cruzamentos, nas entradas das cidades e sempre clamando em alta voz.” A sabedoria não está escondida, mas está disponível a todos. Não é difícil de achar, pois ela já se revelou. Suas Palavras estão escritas e foram registradas para que você e eu tivéssemos vida.

Qualificações pessoais (8.4-21)

Fala competente (8.4-11)

A sabedoria dirige seu discurso aos que reconhecem a necessidade de ajuda. Ela diz o que é certo, não mente, para que os inexperientes tenham prudência, e os tolos bom senso. Nenhuma de suas palavras são distorcidas, todas igualmente justas. São palavras claras para os que crêem e retas para os que têm discernimento. Seu discurso é valioso e não existe nada que se compare a ela.

Habilidade em tranformar vidas (8.12-21)

A sabedoria anda junto com a prudência e tem o conhecimento necessário para transformar vidas. Com ela, você irá aprender a temer ao Senhor, odiar o orgulho, a auto-suficiência, mau comportamento e a linguagem perversa. Só ela tem o conselho sensato que capacita governos e autoridades. A sabedoria ama os que a amam e quem a procura, encontra. No caminho da retidão, ela faz prosperar os que a abraçam. Seu poder de transformação é inigualável. Não existe ninguém/nada melhor disponível.

Formação (8.22-31)

A sabedoria já estava na eternidade passada com o próprio Criador. Quando nada existia, ela já estava lá. De fato, ela arquitetou o mundo que hoje conhecemos. Tudo aquilo que homens tentaram (e ainda tentam) entender durante a História da Humanidade foi arquitetado e criado pela Sra. Sabedoria. O que nos é mistério foi arquitetado por suas mãos. O que nos deslumbra é fruto de sua criatividade. O que nos assusta está no seu controle.

Realizações (8.32-36)

Os que guardaram suas palavras foram (e são) felizes. Verdadeiramente bem-aventurados. Aqueles que encontraram a sabedoria, encontraram a Deus. Aqueles que encontraram a Deus, encontraram a sabedoria. Seus feitos ecoam por toda a História, guiando homens à vida. Aqueles que não a seguem, correm rumo à destruição e morte.

Dois mil anos atrás, a sabedoria veio encarnada no homem-Deus, Jesus. Sua mensagem é proclamada por séculos, trazendo homens e mulheres ao conhecimento da salvação. A mensagem da verdadeira sabedoria em Cristo salva de uma vida torta para uma vida reta.

“...sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” (Colossenses 1.2-3)

A sabedoria está disponível em Cristo Jesus.

“A nível de”

5 comentários:

  1. Ao ler isso tudo ,(muita mas muita informação , em tão pequeno texto), fico pensando como é maravilhoso poder entender as palavras deixadas por DEUS para alcançarmos a sabedoria , pois´a busca por ela é iniciada na obediência , e ficaremos talvez muito muito tempo nessa fase , até sermos sábios para sentir as bençãos e o crescimento que adquirimos , dados a nós exclusivamente pela graça de nosso PAI.
    Pai amado , obrigada por nos conceder a sua divina graça para podermos trilhar o caminho da sabedoria , pois só assim iremos agradar ao SENHOR , que é o nosso dever.Ajuda a nós todos a persistir nesse caminho , não nos deixe a sós com nossas tolices.
    Por Jesus eu peço.
    Amém

    ResponderExcluir
  2. Para obter um curriculum "a nível de"... com um olhar tão minucioso de Deus... Realmente posso não ser admitida???? Preciso urgente desvendar alguns mistérios...procurar pistas... Ufa!!!! Que aventura...
    Todos enigmas a desvendar terão seus muitos valores, mas este citado em Col.1.1,2 nos dá ânimo para continuar a busca... preciso de mais pista.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ligia e Andy... sim, uma aventura para buscar mais da sabedoria de Deus, que está na pessoa de Cristo! Por isso... buscamos conhecer mais da mente de Cristo! Mais dEle e menos de nós... Conhecer a mente de Cristo, revelada em Sua Palavra!
    E assim seguimos...

    ResponderExcluir