Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Miolo

[série baseada em Provérbios 1-9]

Os capítulos 1 a 8 de Provérbios apresentam a sabedoria e a insensatez. Em passagens envolvendo suas conseqüências, o autor de Provérbios busca persuadir seus leitores a uma vida marcada pela sabedoria fundamentada no temor do Senhor. Em suma, fica claro que a sabedoria traz vida e a insensatez a morte. No entanto, você vai ter que decidir que rumo irá tomar. Será você um sábio? Será você um insensato? Onde começa a decisão por uma vida de sabedoria? Sem saber a resposta para essa última pergunta, muitos vivem uma vida insensata simplesmente por não desenvolver uma característica básica dos sábios: OUVIDOS ATENTOS.

O capítulo 9 é o desfecho da primeira grande parte do livro de Provérbios. A partir daqui, o livro é quase todo caracterizado por curtas comparações do que caracteriza os que ouviram o convite da sabedoria e os que ouviram o convite da insensatez. Você vai ter que decidir em que lado estará: sabedoria ou insensatez. Escute bem os convites:

O Convite da Sabedoria (Provérbios 9.1-6)

A sabedoria é personificada como mulher diligente. Ela construiu sua casa, preparou um banquete e enviou suas servas para convidar os simples. Sim, os simples. Para seu banquete, a sabedoria grita dos lugares mais altos para todos os simples! Seu grito: “Venham todos os inexperientes! Aos que não têm bom senso ela diz...” (Provérbios 9.4) A sabedoria sabe que os simples precisam de entendimento. É para os inexperientes que ela dirige seu convite: “Deixem a insensatez, e vocês terão vida, andem pelo caminho do entendimento.” (Provérbios 9.6) O convite da sabedoria é para que os inexperientes internalizem seus princípios para alcançar vida sábia. Em seu conselho, existe exortação e correção. Deixe o caminho da insensatez para ingressar no caminho da sabedoria.

O Convite da Insensatez (Provérbios 9.13-18)

A insensatez é personificada como mulher preguiçosa. Ela seduz com ignorância. Fica na porta de sua casa clamando aos que passam perto. Para compartilhar o “lanche” da loucura, a insensatez grita alto para os simples e inexperientes. Sim, para os simples e inexperientes. Seu berro: “Venham todos os inexperientes! Aos que não têm bom senso ela diz...” (Provérbios 9.16) Seu berro seduz os inexperientes para provar do pecado, onde o mal é chamado de bem. Portanto, água roubada é doce e pão escondido é saboroso. A insensatez engana e seduz, mas o que ela não revela é o destino dos que entraram na sua porta: “mas eles nem imaginam que ali estão os espíritos dos mortos, que os seus convidados estão nas profundezas da sepultura.” (Provérbios 9.18).

O Miolo da Sabedoria (Provérbios 9.7-12)

A estrutura de Provérbios 9 é criada para enfatizar uma distinção importante. Os convites são descritos nos dois extremos do capítulo (vv. 1-6 e vv. 13-18). Porém, o miolo de Provérbios 9 traz uma descrição importante e relevante. Note que os versículos 6 e 16 são idênticos. Ambos apelam para os inexperientes e os que não têm entendimento. Não existe outro tipo de público. A verdade é que todos nós somos inexperientes e sem entendimento. Então, onde está a diferença? Bom, alguns sabem disso outros não. Os que sabem são na verdade sábios, e os que não sabem são tolos. O sábio não é aquele que sabe tudo ou alguma coisa, mas aquele que descobriu que não sabe coisa alguma. Esse é o tema principal do miolo de Provérbios 9. Note:

Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará” (Provérbios 9.7, 8a) Corrigir o zombador não é somente tarefa impossível, mas é também prejuízo para quem exorta. O zombador tem seus OUVIDOS FECHADOS e seu entendimento cego para a verdadeira sabedoria. Ele é inexperiente e sem entendimento, por isso, não ouve e não quer ouvir.

repreenda o sábio, e ele o amará. Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo,  e ele aumentará o seu saber.” (Provérbios 9.8b, 9) Por outro lado, o sábio tem seus OUVIDOS ATENTOS para a sabedoria. Ele reconhece que nada sabe e procura ouvir a sabedoria. Ele não somente escuta, mas ele de fato ouve. Isso é traduzido em um andar sábio, onde as palavras ouvidas são traduzidas em ação. O sábio não é somente ouvinte, mas diligente praticante da sabedoria. Não se engane, saber a Verdade não tem valor algum se você não vive a Verdade.

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” (Provérbios 9.10) E o coração da sabedoria é repetido no centro do miolo. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Andar no mundo de Deus de acordo com as ordens de Deus é um viver sábio. Isso é alcançado quando você entende quem é diante de quem Deus é. Ele é o SENHOR do Universo, Criador de todas as coisas. E você? Simples e inexperiente, que precisa aprender de quem sabe mais (infinitamente mais).

“Pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará.” (Provérbios 9.11) Viver no temor do Senhor irá trazer benefícios reais e eternos. É tudo fruto da ordem de Deus.

Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as conseqüências” (Provérbios 9.12) E depois que tudo é dito, estudado e lido, apenas VOCÊ irá colher as conseqüências de suas decisões. Não se engane, há benefícios de curto, médio e longo prazo numa vida de sabedoria. A insensatez promete apenas gratificação de curto prazo, mas as conseqüências são cruéis. Tema a Deus, submeta-se a Cristo Jesus, dono de toda a sabedoria; assim, você será sábio. Quem entende isso é de sábio miolo. E quem não vive isso é desmiolado.

“A nível de”

Um comentário:

  1. Senhor , ajuda-nos , a andar no seu caminho , com muito amor e temor no coração , derrama sua graça sobre nós para que possamos aprender a ser sábios sómente a para tua glória .
    Por Jesus agradeço e peço.
    Amém
    Obrigada Sacha

    ResponderExcluir