Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

3 mitos sobre a preguiça

[série baseada em Provérbios 1-9]

Nossa série de Provérbios tocou num assunto comum, mas nem por isso menos importante: a preguiça. Em busca de uma compreensão um pouco mais profunda sobre a preguiça, iremos visitar alguns versículos de Provérbios que lidam com alguns mitos (e posteriormente, fatos) relacionados com esse mal.

MITO #1) Não consigo mudar. Nasci preguiçoso e vou morrer assim. Esse é um mito comum na luta contra a preguiça. Sabemos disso, mas ainda assim lutamos em trocar o travesseiro ou o controle remoto da televisão pelo trabalho produtivo. Esse é o primeiro mito sobre a preguiça: você não pode mudar.

A preguiça ataca o coração por completo, influenciando com mentiras os pensamentos, vontades e emoções. Por isso, é difícil largar o travesseiro e desligar a televisão. Acreditamos que o trabalho é resultado direto e exclusivo da maldição do pecado, nossa vontade está direcionada a fazer simplesmente o que nos dá mais prazer e nossas emoções são cativadas pelo abraço dos lençóis. Tudo isso mostra como nossos corações estão tomados por uma rede de mentiras inconsistentes com a vontade de Deus para o sábio e sua postura no trabalho. Pense nos versículos a seguir:

Provérbios 22.13: “O preguiçoso diz: “Há um leão lá fora!” “Serei morto na rua!” [É grave. O preguiçoso vive falando do leão que existe lá fora. Muito estranho, mas continue lendo a próxima passagem.]

Provérbios 26.13-16: “V. 13. O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas!” V. 14. Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama. V. 15. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca. V. 16. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso. [De novo, a história do leão na rua. Imagine a cena: o preguiçoso se revirando em sua cama com medo do leão que está lá fora, supostamente pronto para devorá-lo. Outra cena: o preguiço coloca a mão no prato para comer, mas é difícil demais levá-la à boca. O que as duas cenas tem em comum? O versículo 17 esclarece: o preguiçoso considera-se mais sábio que sete homens de bom senso. Ou seja, não existe leão lá fora e nem é difícil demais levar a mão até a boca para comer. O preguiçoso acredita em suas próprias mentiras para justificar sua atitude. O preguiçoso acredita que não consegue mudar, que é difícil demais trabalhar, que não vale a pena estudar, que o trabalho não acrescenta, etc. Entendeu o ponto? A preguiça é disfarçada por mentiras que atacam nosso coração por completo. Só a sabedoria de Deus é capaz de nos livrar de suas armadilhas. Se você ainda não pensou nas definições bíblicas para o trabalho e para a mordomia, isso seria um bom começo para deixar de acreditar nas mentiras e viver a VERDADE de Deus.]

MITO #2) Qual o problema? Desde que não machuque ninguém, a preguiça é problema meu. Tem muito preguiçoso que acha no mito #2 uma boa desculpa para se entregar às mentiras da preguiça. “Desde que não machuque ninguém, qual o problema?!” Bom, o problema é que o preguiçoso é um peso para a comunidade. Veja:

Provérbios 10.26: “Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam.” [Você ainda acredita que não tem mal algum em ser preguiçoso desde que não incomode ninguém? A verdade é que a preguiça irá te destruir e será um peso para aqueles ao seu redor. Se o seu pastor, chefe ou qualquer autoridade sobre sua vida já começa a pensar duas vezes antes de confiar a você uma tarefa, saiba que isso não é um bom sinal. O preguiçoso é um peso para sua comunidade e incomoda! Portanto, pare de incomodar e se ocupe.]

MITO #3) Que mal que tem? Qual o problema de viver fazendo o que quero e quando quero? Quem vive assim irá ser destruído pela preguiça. Mesmo que o preguiçoso não faça nada, nada é suficiente para levá-lo à destruição. Nessa vida, ou fazemos algo que nos leva à disciplina para a piedade, ou para a impiedade. A preguiça é a disciplina da impiedade.

Provérbios 24.30-34: “V. 30. Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; V. 31. havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. V. 32. Observei aquilo, e fiquei pensando, olhei e aprendi esta lição: V. 33. “Vou dormir um pouco”, você diz. “Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco”, V. 34. mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado.” [Que mal que tem? Parece que existe muito mal na preguiça. Ela vem para enganar e destruir os desavisados. A filosofia do “deixo para depois” pode tomar proporções tristes e trazer conseqüências repentinas. A vida perdida entre um botão do snooze e outro é uma das muitas tristes conseqüências da preguiça.]

Enquanto não identificamos os fatos sobre a preguiça, pense: qual dos mitos sobre a preguiça está dominando seu coração? Você pensa biblicamente, deseja a glória de Deus e cultiva emoções que correspondem à verdade divina? Espero que a sabedoria de Deus sature seu coração em uma vida marcada pela diligência.

No próximo post: 3 fatos sobre a preguiça.

“A nível de”

2 comentários:

  1. Na verdade as vzs a , lendo o texto , penso que a preguiça é uma desculpa para satisfazer meus desejos de fazer oque sinto vontade.Pois qdo faço oque quero...a preguiça some.
    "Ó meu amado DEUS,ajuda-nos , da maneira que o lhe aprouver , a que abandonemos cada dia mais os prazeres da carne , tornando-nos servos menos inúteis ."
    Por seu filho , meu salvador JESUS eu lhe peço.
    Amém.

    ResponderExcluir
  2. Lígia,
    Muito bem colocado. Interessante como nossa preguiça funciona assim mesmo. Na luta com você...
    Sacha

    ResponderExcluir