Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

é possível dizer NÃO!

[série baseada em Provérbios 1-9]

A tentação é grande e mais uma vez você disse “SIM” ao pecado. Segundos depois, você é tomado por culpa, profunda tristeza por ter cedido outra vez e até esboça uma justificativa bíblica: “...não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.” (Romanos 7.17) O que o pastor pregou no último domingo sobre nossa vitória sobre pecado parece mais uma realidade distante que uma possibilidade real. Você está cansado e pronto para jogar a toalha na batalha contra o pecado.

Você já se sentiu assim? Infelizmente, essa é uma situação comum na vida de muitos cristãos que genuinamente buscam viver mais perto de Cristo. O que acontece? É possível dizer “NÃO” ao pecado? Será que a senhora da igreja pode dizer não à tentação de mais uma vez falar mal da irmã? É possível para o jovem dizer não a mais um clique no site pornográfico? Sua esposa mais uma vez queimou o almoço e frustrou suas expectativas, você pode reagir sem ira? O relógio anda mais devagar que nunca, você sabe que o cristão não deve ser caracterizado por preguiça, mas ir ao trabalho mais parece uma caminhada ao martírio que uma oportunidade de glorificar a Deus. É possível dizer não à preguiça? Ou ainda, aqueles que lutam contra a sedução do álcool, será que é possível dizer não ao próximo gole?

SIM, é possível dizer não ao pecado. Preste bastante atenção, a maior mentira na batalha contra o pecado é que você não poder dizer “NÃO”! Cristãos jogam a toalha porque acreditam na mentira do pecado. Seduzidos pelas promessas de prazer temporário, são presas da mais perigosa mentira na batalha contra o pecado: é impossível dizer não! MENTIRA! O pecado mente para você e diz que não há volta, a tentação parece invencível. Confira o que Provérbios 5.20-23 nos ensina:

“v. 20 Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral? Por que abraçar o seio de uma leviana?” [Ainda no contexto da tentação sexual fora do casamento, Provérbios pergunta por que pecar? A pergunta retórica nos aponta para a reflexão da insanidade por trás do pecado. Se a satisfação sexual dentro do casamento é uma fonte de água pura, por que abraçar o prazer do pecado no adultério? Não faz sentido! O pecado tem um poder de mentir, enganar e de nos fazer tolos! Loucura!!! O pecado é loucura. Pense em sua luta diária, seja ela qual for. Deus pode estar incomodando sua consciência com algo que precisa mudar, e por que não há mudança? Você realmente acredita que não pode dizer “não”!? Reflita no que você tem em Cristo enquanto termina de ler os últimos versículos de Provérbios 5. Não se engane, as bênçãos da sabedoria são infinitamente superiores que o prazer temporário do pecado.]

“v. 21 O SENHOR vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.” [Você ainda acredita que está sozinho quando peca? “Ninguém está vendo”? Já brincou de esconde-esconde com uma criança de dois anos. Em sua inocência, ela acha que o simples ato de fechar os próprios olhos é suficiente para ninguém achá-la. As vezes, agimos como crianças. Fechamos os olhos e pecamos. Agora sim, Deus e ninguém mais estão vendo. Bom, isso não é o que a Bíblia está dizendo. Deus vê todos os seus caminhos e examina todos os seus passos. Você pode se trancar no porão para pecar, Deus lá estará. Não tem como fugir, graças a Deus! Então, vemos mais um aspecto do princípio de Provérbios 1.7, “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento...” Quando vivemos a presença constante de Deus, que examina todos os nossos passos, crescemos em sabedoria para dizer “não” ao pecado. Pare de se esconder de homens para pecar e lembre-se que Deus sempre está ao seu lado! Tema a Deus e não aos homens!]

“v. 22 As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. v. 23 Certamente morrerá por falta de disciplina; andará cambaleando por causa da sua insensatez.” [Quando o tolo não abre seus olhos para a verdadeira sabedoria, ele cai em suas próprias tolices. Vive prisioneiro da sedução do pecado e tristemente acredita que não é possível dizer “não” ao pecado. Note bem o que versículo 23 diz, o tolo morrerá por falta de disciplina. Ele não morrerá por nenhuma outra razão se não a falta de disciplina. A causa de sua morte é a falta da qualidade moral de se controlar. O tolo acredita que dizer “não” ao pecado é impossível!]

Agora pense nas situações que você não está dizendo NÃO! De acordo com Provérbios 5.20-23, a desculpa “é mais forte que eu” não cola. É possível dizer não, crescer em sabedoria, temer ao Senhor e viver a vida em abundância que temos em Cristo, nosso Salvador!

Diga NÃO...

“A nível de”

12 comentários:

  1. muito bom sachito!
    pra descontrair devo dizer que foi mancada colocar a esposa queimando comida "mais uma vez"... hehehe
    bjs da sua irmã

    ResponderExcluir
  2. Valeu, sacha! Profundo e aplicativo! Bênção!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Naná... obrigado pela visita e comentário. Pode deixar que na próxima oportunidade irei mencionar que o marido "mais uma vez" deixou a meia suja na sala, hehehe.
    Beijos do seu irmão...

    ResponderExcluir
  4. Valeu Isaque... um abração para você também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sacha!
    Posso dizer que ao ler tudo isso, saio com a certeza de que é possível sim dizer não ao pecado.
    Mas(sempre o mas...)na prática, COMO È DIFÌCIL MEU IRMÂO!!!!Que vergonha!Nesse momento to "jogando a toalha" nessa tentação do prazer no pecado.
    Obrigada ....obrigada por sua imensa fé , que o SENHOR derrame sobre vc a paciência de nos ajudar nessa luta.
    "Deus, ajuda-nos com sua infinita bondade para que a cada dia lutemos contra o pecado e o prazer que temos nele."
    Suplico-lhe e agradeço em nome de seu filho , meu Salbvador Jesus.
    Amém

    ResponderExcluir
  6. Lígia,
    Tem razão... é DIFÍCIL, mas é possível. A cruz nos diz que morremos para o pecado para viver para Cristo. Esse negócio de fazer morrer nossa vontade todos os dias é um desafio...
    Estamos na luta...
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  7. nossa Sacha vc é realmente um kra usado por Deus! vc nao tem noçao do qto eu precisa ouvir uma coisa assim...
    Deus abençoe mto vc e sua familia linda!! saudades!!

    gaby pileggi

    ResponderExcluir
  8. oi Gaby...
    Glória a Deus. E que Ele continue a nos abençoar na luta contra o pecado... dizendo "não" para a tentação e "sim" para Cristo! SEMPRE!
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  9. Oi Sacha! Que bom um blog seu e poder ouví-lo (lê-lo) outra vez! Embora tenha te conhecido pouco, gosto muito dos seus estudos e espero que sejam frequentes . É bom aprender com vc.
    O que vc está estudando nos EUA??
    Gde abraço!
    Irani/aluna CTL/Atibaia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Irani,
    Obrigado por sua visita e comentário.
    Estamos aqui nos EUA onde estou terminando um curso de preparo pastoral. Se Deus quiser, ficamos aqui até Junho de 2010.
    E você?
    Abraço,

    ResponderExcluir
  11. Oi Sacha! Que bom que voltam logo! Torço muito prá que esteja no CTL ensinando um pouquinho do que tem aprendido para nós, será uma alegria!
    Atualmente estou no Min infantil de minha Igreja aqui em Indaiatuba , mas sempre q posso vou ao CTL pois é um gde estímulo estar por lá aprendendo...
    Felicidades prá sua família linda, e muito sucesso em Jesus!
    Irani.

    ResponderExcluir
  12. Oi Irani,
    Mais uma vez, obrigado por sua visita. Quem sabe nos vemos no CTL mais uma vez.
    Deus abencoe seu ministerio com as criancas e irmaos em Indaiatuba.
    Abraco,
    Sacha

    ResponderExcluir